O que o Flamengo pode encontrar amanhã, contra o Brasil de Pelotas?

Por Luiza Sá - Para o MRN Informação

Os primeiros passos do Flamengo na Copa do Brasil de 2015 serão no sul do país, mais precisamente em Pelotas. O adversário é o Grêmio Esportivo Brasil, mais conhecido como Brasil de Pelotas.

A equipe adversária não toma mais de dois gols em partidas oficiais há mais de 3 anos. O que o Flamengo encontrará no Estádio Bento Freitas?

Acanhado, porém um caldeirão. (Foto: GEBrasil Oficial)

Acanhado, porém um caldeirão. (Foto: GEBrasil Oficial)

O clube centenário receberá o Fla em seu estádio, o Bento Freitas ou Baixada. O Xavante subiu para a série C do campeonato brasileiro no ano passado e ficou em terceiro no campeonato gaúcho – sendo assim campeão do interior e garantindo vaga para a Copa do Brasil 2015. No Gauchão desse ano, conseguiu uma vitória simbólica contra o Grêmio, mas ocupa apenas a quinta posição. Até agora foram 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota.

A escalação ainda é dúvida. Graças a uma confusão em Londrina, quando os pelotenses enfrentaram o Aimoré em um amistoso de preparação para o Gauchão no dia 23 de Janeiro, o Brasil tem 6 jogadores suspensos – Cirilo, Marcio Jonatan, Nunes, Gustavo Papa, Eder e Brock. Mas o recurso vai ser julgado sexta-feira e, caso haja jogo de volta, talvez os atletas estejam liberados.

Apesar disso, o jogo deve ser bem difícil para o Flamengo. A pressão que a torcida Xavante faz em casa pode complicar a vida dos cariocas, que ainda não estão 100% entrosados. Alguns meios de comunicação até dão os pelotenses como favoritos, já que o Brasil não toma mais de dois gols em partidas oficiais há mais de três anos.

A provável escalação é: Eduardo Martini; Wender, Ricardo Schneider (Cirilo suspenso), Ricardo Bierhals (Fernando Cardozo saiu machucado no último jogo) e Rafael Forster; Leando Leite, Washington, Márcio Hahn e Diogo Oliveira; Alex Amado e Nena.


brasilpelotas1

Fanática torcida Xavante lotará o Bento Freitas amanhã. (Foto: GEBrasil Oficial)

Quem pode dar trabalho:

O atacante Alex Amado tem velocidade, porém não finaliza bem, já Nena é aquele tipo de centroavante que normalmente só dá um toque certeiro na bola. Rafael Forster pode levar perigo na bola parada e Diogo Oliveira é um ótimo meia.

Curiosidades:

O Brasil foi primeiro clube do Rio Grande do Sul a ter um representante na Seleção Brasileira e o único clube da cidade que cedeu jogador para a seleção canarinho.

Felipão treinou o rubro-negro pelotense em 1983 e foi vice do campeonato gaúcho, que teve o Internacional como campeão.

O último confronto entre as duas equipes foi em 1985. O Flamengo era muito forte na época, já que no início da década ganhou três títulos nacionais, uma Libertadores e um Mundial. Na penúltima rodada do Grupo F na segunda fase do brasileirão, os cariocas lideravam com 6 pontos, um a mais que o Brasil, e uma vitória sobre o Xavante colocaria o clube do Rio de Janeiro nas semifinais. Mas os gaúchos surpreenderam e venceram por 2×0, contando com uma incrível pressão de sua torcida e, no final, acabaram ficando com a vaga nas semifinais.

Foram quatro partidas entre os dois até hoje, com duas vitórias para cada lado.

SRN!

 

@MRN_CRF