Cria da Gávea, o zagueiro que está em fim de contrato com o Colorado, deixa acordo apalavrado com o Rubro-Negro, onde pretende encerrar sua carreira.



Por Talita Nunes

Aos 36 anos de idade, Juan, revelado nas divisões de base do Flamengo, estaria acertado verbalmente com o Clube para seu retorno em 2016, tornando-se assim, o primeiro reforço para a próxima temporada. Conforme mencionado por parte da imprensa, a negociação será concretizada após o fim do Campeonato Brasileiro, dia 06 de dezembro.

Raio-X

O jogador que cresceu no bairro Humaitá, no Rio de Janeiro, e estudou no Colégio Pedro II, onde sua mãe trabalhava, frequentava o Grajaú Country Club, onde conheceu e se tornou amigo de Júlio César, o goleiro que também foi revelado no Flamengo, onde atuaram juntos. Anos depois, tornando-se companheiros também de Seleção Brasileira. Nas categorias de base do Flamengo, onde iniciou aos 10 anos de idade, tendo atuado por seis anos, conquistou diversos títulos. Logo, chegando ao time profissional em 1996, onde assumiu a vaga titular da posição. No Fla, Juan permaneceu até o ano de 2002, conquistando por lá inúmeros títulos.

Juan comemorando um de seus gols com a camisa do Flamengo. (Foto: reprodução)

Juan comemorando um de seus gols com a camisa do Flamengo. (Foto: reprodução)

Foram quatro Campeonatos Cariocas, em 1996, 1999, 2000 e 2001; três Taças Guanabara, em 1996, 1999 e 2001; duas Taças Rio, em 1996 e 2000; uma Copa Ouro Sul-Americana, em 1996; uma Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais, em 1997; uma Copa Rede Bandeirantes, em 1997; uma Copa Mercosul, em 1999; um Troféu São Sebastião, em 2000; e uma Copa dos Campeões, em 2001.

Após sua saída do Flamengo, em 2002, foi contratado pelo Bayer Leverkusen, Clube da Alemanha, onde jogou por cinco anos. Foi neste período que o zagueiro chegou à Seleção, formando a potente dupla de zaga com Lúcio. Saindo do Bayer, foi contratado pelo Roma. No Clube italiano, atuou entre junho de 2007 e julho de 2012, tendo ótima passagem, conquistando por lá uma Copa da Itália, em 2007; e uma Supercopa da Itália, no mesmo ano.


Quando já especulava-se a saída do jogador da Itália e o possível retorno ao Brasil, o Flamengo tentou a contratação do zagueiro, porém, o mesmo informou que seu destino no país não seria a Gávea, já que, já estava apalavrado com o Internacional (RS), mesma situação que vive atualmente, com o Rubro-Negro carioca. No Inter, tornou-se titular absoluto em 2013, sob o comando do atual técnico da Seleção Brasileira, Dunga, com a camisa n° 4. Mas em 2014 e 2015, algumas lesões atrapalharam a sua sequência na equipe gaúcha. Na Seleção, por sua vez, também se tornou dono da posição, e conquistou títulos como duas Copas América, em 2004 e 2007; e as Copas das Confederações de 2005 e 2009.

O Retorno

Juan em ação pelo Internacional. (Foto: Site oficial Internacional)

Juan em ação pelo Internacional. (Foto: Site oficial Internacional)

A contratação não custará nada ao Clube carioca, já que no fim do mês de dezembro o jogador não terá mais contrato com o Internacional. O próprio Juan já descartou a possibilidade de renovação de contrato. Mesmo tendo recebido também proposta para jogar nos EUA, seu desejo pessoal e por parte de sua família, é voltar ao Rio de Janeiro, e logo no primeiro contato, confirmou o interesse de retornar e encerrar sua carreira no Mais Querido.

A princípio, o contrato deve valer por um ano, porém, o zagueiro já manifestou a vontade de atuar pelo Clube pelas próximas duas temporadas, se possível, e tratou pessoalmente com a diretoria Rubro-Negra, pois não possui empresário. A zaga do Flamengo, que atualmente é formada por Wallace e César Martins, e tem como reserva Samir, ganhará um grande reforço e confiança com a vinda de Juan, após ter sido um dos maiores problemas da equipe nesta temporada.

 

@MRN_CRF