Pós-jogo futebol

Buscando se recuperar da atuação desastrosa no último fim de semana, o Flamengo voltou a campo na manhã deste domingo (10), para enfrentar o Atlético-MG pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro Séria A. Sem poder contar com Guerrero, Ederson, Alan Patrick, Everton, Rodinei e o treinador Zé Ricardo, o Mengo teve que realmente demonstrar raça, amor e paixão para superar as ausências importantes e vencer o clube mineiro por 2 a 0, gols de Felipe Vizeu.

Essa foi a segunda vez que o Fla conseguiu vencer o Atlético-MG neste ano. No dia 27 de janeiro as equipes se enfrentaram no Mineirão pela Copa da Primeira Liga. Na ocasião, quem brilhou foi o centro-avante Guerrero que também balançou as redes alvinegras por duas vezes.

Primeiro tempo

Apesar dos desfalques o Mais Querido do Brasil começou o confronto com a equipe bem encaixada. Fazendo uma forte marcação no campo de ataque, o time que hoje tinha Jayme de Almeida no comando começou dominando as ações ofensivas.

Já nos primeiros seis minutos duas boas chances foram criadas. Na primeira, Pará chegou livre pela direita mas faltou capricho no passe final. Em outra jogada, Mancuello acertou o cruzamento e o zagueiro Leonardo Silva quase fazendo gol contra conseguiu mandar para escanteio. Após a cobrança W. Arão apareceu totalmente livre na área e cabeceou com muito perigo para o gol atleticano.


Decidido a não dar bobeira como na partida do fim de semana passado, o Fla seguiu pressionando o adversário. Mesmo sem jogar com tanta frequência Mancuello aparecia bem e era o responsável por conduzir a equipe. E foi exatamente dos pés dele que saiu o passe para o primeiro gol Rubro-Negro.

Depois de receber passe de Arão aos 14 minutos, o argentino só escorou de calcanhar para F. Vizeu. O atacante dominou bem e com extrema categoria chutou no canto esquerdo sem chances para o goleiro Victor.

O tento deu uma chacoalhada no Galo que passou a ir mais ao ataque. Explorando constantemente o lado esquerdo flamenguista, o time mineiro levou perigo à meta defendida por Alex Muralha e chegou a balançar as redes por duas vezes, porém, em ambos os lances o bandeirinha assinalou corretamente o impedimento.

Segundo tempo

Na volta do intervalo o adversário voltou disposto a buscar o empate. Assim como o Fla fez na primeira etapa, o Atlético-MG adiantou a marcação dificultando a saída de bola do time carioca. Ainda forçando pela esquerda o Galo explorava a velocidade e habilidade de Clayton.

Aos 10 minutos o atacante quase igualou o marcador no Mané Garrincha. Ao ficar no mano a mano com Jorge, o atleticano puxou para a perna esquerda e obrigou Muralha a se esticar todo para evitar o gol.

A jogada parece ter acordado o Flamengo no segundo tempo. No minuto seguinte à defesaça de Muralha, Fernandinho recebeu na ponta esquerda e partiu para cima do defensor alvinegro e com um belo drible levou para linha de fundo. Na sequência o camisa 31 cruzou rasteiro na primeira trave e viu o menino Vizeu como muita esperteza se adiantar a zaga e o goleiro mineiro para com apenas um toque fazer seu segundo gol no confronto.

O gol serviu para dar mais tranquilidade ao Maior do Mundo que voltou a encaixar a marcação sem abrir mão do ataque. Com a partida mais equilibrada o Mengo foi aos poucos voltando a ter o domínio dentro de campo sempre tentando se aproveitar de um erro atleticano.

Quando o relógio já assinalava 30 minutos o erro veio. Conhecido do torcedor rubro-negro, o zagueiro Erazo cedeu a pressão feita por Vizeu. O camisa 47 roubou a bola e partiu sozinho rumo ao gol. No entanto, ao chegar na ponta da grande área o atacante não sentiu confiança pra bater e acabou perdendo a bola e a chance de fazer um hat-trick.

A oportunidade perdida acabou não fazendo falta ao Mais Querido. Com 2 a 0 no marcador o time voltou a mostrar-se seguro na defesa e conseguiu conquistar mais uma vitória na competição.

Próximo duelo

Com o triunfo o Flamengo chegou aos 23 pontos somados em 14 rodadas. Agora resta ao flamenguista torcer por uma combinação de resultados na continuidade da rodada para que o time volte ao desejado G4.

O próximo compromisso rubro-negro está marcado para o sábado (16) seguinte. Desta vez com a possível volta dos desfalques, o Fla faz o clássico contra o Botafogo, no estádio Luso-Brasileiro.

Ficha Técnica

Flamengo 2 x 0 Atlético-MG (F. Vizeu — 14′; F. Vizeu — 11″)

Data: 10/07/2016

Horário: 11h

Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília

Flamengo: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello (Canteros); Fernandinho (Cuéllar), Marcelo Cirino (Gabriel) e Felipe Vizeu. Técnico: Jayme de Almeida

Árbitro: Marielson Alves Silva

Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos e Bruno Raphael Pires