Mengão ainda não venceu na segunda fase do torneio

 

Final da Taça Rio Botafogo 2x5 Flamengo Flamengo Campeão Carioca

Final da Taça Rio. Foto: Site Oficial

A vida do Flamengo no Torneio Otávio Pinto Guimarães, famoso OPG, não tem sido nada fácil. O atual campeão vinha dividindo sua atenção entre certame estadual e a Copa do Brasil. Eliminado desta última na quinta-feira (29.10), o Mais Querido passa a se concentrar exclusivamente em  busca do seu nono título do torneio.

No próximo domingo têm clássico no CEFAT, em Niteroi. O Botafogo recebe o Flamengo, às 10h, pela terceira rodada da segunda fase do Torneio OPG. É o reencontro das equipes que fizeram as finais das Taças Guanabara e Rio, vencidas pelo rubro-negro, que na oportunidade ainda conquistou o Campeonato Carioca, após oito anos. O Mais Querido ainda não venceu na segunda fase do torneio. Em dois jogos, conquistou apenas um ponto ao empatar com o Tigres, no último sábado.

Com o afastamento de cinco atletas do time profissional, o técnico Oswaldo de Oliveira chamou quatro juniores para integrar o time de cima. São eles: Ronaldo, Thiago Santos, Matheus Sávio e Douglas Baggio.

Campanha do Flamengo no  Torneio OPG

Cercado de expectativa após ter vencido a Taça Guanabara, Taça Rio e consequentemente o Campeonato Carioca, o Mengão não começou bem sua caminhada no Torneio OPG. A equipe rubro-negra empatou os dois primeiros jogos (1×1- Portuguesa; 1×1- Ceres) conseguiu vencer o Nova Iguaçu, jogando na Gávea (2×1), mas depois voltou a empatar fora de casa (1×1- Americano).

Na primeira rodada do segundo turno a equipe comandada por Zé Ricardo perdeu a invencibilidade ao ser derrotada por 2 a1, pela Portuguesa, no Estádio Luso Brasileiro. Com um time misto, o Flamengo recuperou o prejuízo já na rodada seguinte ao bater o time do Ceres por 2 a 1 na Gávea. Com a atenção voltada para a Copa do Brasil, o Fla não resistiu a pressão do Nova Iguaçu, que precisava vencer para continuar sonhando com a classificação, e perdeu para o time iguaçuano, 2 a 0 no belíssimo CT do Laranjinha da Baixada.


Na última e decisiva rodada uma vitória simples não bastaria para o Mengão passar de fase. Era preciso vencer o Americano por três gols de diferença e torcer para que o Nova Iguaçu não derrotar a Portuguesa. Nossos garotos fizeram a parte deles. Liderados pelo atacante Jarles, autor de 3 gols, os juniores golearam a equipe do norte-fluminense, 7 a 0 fora o baile.  Nova Iguaçu e Portuguesa ficaram no empate e o Mengão se classificou para a segunda fase do torneio.