Com a classificação garantida para a próxima fase da Copa do Brasil, após golear o Confiança no meio de semana, o Flamengo volta a campo neste domingo para tentar garantir seu lugar na final do Carioca 2016. O adversário é o Vasco, equipe com a qual o Flamengo sofre um tabu recente de 8 partidas sem vencer, histórico esse que tentará mudar amanhã (24) na partida válida pela semifinal do estadual.

Por ter sido campeão da Taça Guanabara, o Vasco joga pelo direito de empate na partida, o que significa que para o Flamengo é vencer ou vencer. A boa notícia é que não há necessidade de vitória por um placar amplo: qualquer vitória simples no confronto dá a vaga na final ao vencedor da partida.

A semifinal entre Vasco e Flamengo será disputada na Arena da Amazônia. O clássico terá início às 16h e a transmissão será feita pela Globo, Band, Premiere e Tempo Real no @MRN_CRF.

 

O adversário

A exemplo da primeira fase da competição, quando terminou líder do grupo A com 20 pontos, o Vasco também terminou em primeiro lugar na Taça Guanabara. Com 17 pontos somados nas 7 partidas disputadas, a equipe cruzmaltina foi campeão da Taça Guanabara, ao vencer o Fluminense, vice-líder na tabela, na última rodada da segunda fase do carioca.

Pelo desempenho na competição até aqui, o Vasco joga pelo empate na semifinal. Além da vantagem do placar, a equipe de São Januário tem a seu favor o desempenho recente na história do clássico dos milhões: não sabe o que é perder para o Flamengo nas últimas 8 partidas disputadas pelas equipes.

 

Vantagem rubro-negra em partidas decisivas

Se o histórico recente favorece ao Vasco, a história é diferente quando se observam os números das partidas válidas por semifinais de turno ou decisão do campeonato estadual. Em 8 confrontos de semifinal entre as equipes, o Flamengo levou a melhor em 5 delas e chegou a final da competição.

Além disso, o Flamengo não sabe o que é perder para o Vasco há quase 28 anos. A última vez que o cruzmaltino levou a melhor sobre o rubro-negro em decisão foi no Campeonato Carioca de 1988. Desde então, em todas as oportunidades que disputaram um título, o Flamengo saiu vitorioso do confronto.

 

Apoio da torcida em Manaus

No que depender do apoio dos torcedores de Manaus, onde a partida deste domingo (24) será realizada, o Flamengo pode ficar despreocupado. Um grande grupo de torcedores recepcionou a equipe no aeroporto local e fez festa com a presença do time rubro-negro na cidade.

O fato se repetiu durante o treinamento do Flamengo na tarde deste sábado (23) na Arena da Amazônia, palco da partida. Embora a polícia militar tenha proibido inicialmente a presença de torcedores durante o período de treinamento, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, negociou com os responsáveis pela segurança local e liberou a presença de torcedores nas arquibancadas do estádio. Os presentes na Arena apoiaram a equipe e cantaram o tempo todo, demonstrando que o 12º jogador é presença garantida na semifinal deste domingo (24).

Garantia de casa cheia

Se os torcedores compareceram no aeroporto e no treino deste sábado (23), não será diferente na hora decisiva. Todos os 44 mil ingressos colocados previamente a venda estão esgotados. No final da tarde, a empresa responsável pela organização da partida na Arena da Amazônia informou que 3.600 ingressos serão colocados a venda, por conta de vendas por cartão de crédito que não foram concretizadas inicialmente.

Jorge – 50 partidas como profissional

O jogo deste domingo (24) terá um gostinho ainda mais especial para o lateral Jorge. Isso porque o camisa 6 rubro-negro atingirá a marca de 50 jogos como profissional do Flamengo e entrará, assim, para o Top 10 dos jogadores mais jovens que atingiram essa mesma marca com a camisa rubro-negra. Ao lado do lateral estão jogadores como Athirson, Renato Augusto e o atual companheiro de time, Juan.

 

FICHA TÉCNICA

Vasco x Flamengo

Data: 24/04/2016

Local: Arena da Amazônia

Hora: 16h

Flamengo (provável escalação): Paulo Victor; Rodinei, Wallace, César Martins e Jorge; Cuéllar, Willian Arão, Mancuello e Allan Patrick; Marcelo Cirino e Guerrero. Técnico: Muricy Ramalho

Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro

Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Daniel do Espírito Santo Parro

Transmissão: Globo (RJ, ES, DF, BA, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO), Band (RJ, MG, ES, DF, PE, BA, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO), Premiere e Tempo Real no @MRN_CRF