Thauan Rocha (@Thauan_R e @Flaimparcial)

 

Após aquela declaração do Vanderlei Luxemburgo, o movimento Bom Senso FC avisou que já planeja tomar ações para protestar em favor da liberdade de expressão e vai envolver jogadores de vários campeonatos estaduais, para criticar não só a Ferj, mas todas as federações.

E eles não estão só nessa, pois o sindicato dos técnicos já se reuniu com vários da classe para planejar também sua ação. Apesar de muitos outros técnicos já terem declarado seu apoio ao Luxa e criticado a Ferj, vem mais por aí.

Abaixo a ditadura. (Foto: Gilvan de Souza-Flamengo)

Abaixo a ditadura. (Foto: Gilvan de Souza-Flamengo)

É, isso seria legal, se o trecho acima não fosse uma ficção criada por mim.

Já cansamos de ver outros técnicos falarem que o Brasil precisa mudar, que o formato está errado, que o ideal é o europeu, que não tem tempo para treinar seus times e que as divisões de base estão com problemas, mas o que eles fazem de fato? Nada.

Claro que os clubes devem tomar as rédeas dessa situação, mas isso não impede em nada deles declararem apoio ao Luxa e repúdio ao que a Ferj fez. Façam nem que seja uma ação simples imitando o gesto do Luxa na entrevista. Façam alguma coisa, ou fiquem calados de uma vez, pois mudanças é o que vocês não querem.

Outra peça desse quebra-cabeça é o Bom Senso FC, que chegou dizendo que ia fazer de tudo para melhorar o futebol do país em todas as divisões. Já fizeram protestos contra atrasos de salários, contra a CBF e outras coisas. O principal foi a luta pela MP do futebol, que inclusive teve apoio do EBM ao defender principalmente as contra-partidas duras contra os clubes. Mas sequer demonstraram apoio ao Flamengo quando nós precisamos. Não que eles estejam errados em defender algumas coisas, mas falaram tanto que vão lutar pelo bem do futebol e parece até que não possuem uma notícia sobre a relação Fla-Ferj.

É preciso, porém, destacar que os 3 grandes do Paraná (Atlético-PR, Coritiba e Paraná) demonstraram interesse na ideia do Flamengo de criar uma liga e já entrariam em contato com o EBM, segundo alguns jornais. Fora o nosso rival Fluminense que, apesar de ter um pé atrás com eles, não podemos negar um apoio. Certamente será melhor para eles uma liga, afinal só sendo muito burro para achar que algo vai mudar na Ferj que possa melhorar a situação deles.

Para finalizar, acho que o não pronunciamento de muitos demonstra que não estão interessados de fato em mudar algo, apenas falam, em alguns momentos, o que o torcedor ou repórter quer ouvir.  Saiam do simples discurso, o momento de mudança é agora, assim como já foram tantos outros. Não podemos deixar mais essa oportunidade passar.

Pelo fim da Ferj, pelo fim das federações arcaicas, pelo bem do futebol brasileiro. Não podemos estar sozinhos nessa.

 

Post editado no dia 10/04/2015:

Ontem (09/04), o Bom Senso FC finalmente declarou apoio ao Flamengo e Fluminense. Ainda fizeram muito pouco, pois só publicaram um texto (AQUI) no site deles, mas já é um começo. Que com esse texto venham outras ações, afinal, eles dizem lutar por um futebol melhor e o Flamengo está realmente lutando por isso.

 

 

SRN!

Siga-me no Facebook.