Atlético-MG x Flamengo

Estreando em partidas oficiais em 2016, o Flamengo vai até Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, confronto válido pela primeira rodada da Primeira Liga. Apesar das discussões e alfinetadas com FERJ e CBF, o clube rubro-negro seguirá o plano de disputar a competição e dá seus primeiros passos nela nesta quarta-feira (27) às 21h30 (horário de Brasília). O jogo tem transmissão do SporTV.

Depois de um 2015 extremamente conturbado desde o início, o Flamengo começa 2016 com problemas parecidos. A briga com a FERJ continua, mas dessa vez a questão vai além do Campeonato Carioca. Desde o início da criação da Liga Rio-Sul-Minas, a federação do RJ fazia de tudo para impedir que a dupla Fla-Flu disputasse outra competição. A questão gerou muita discussão durante o ano passado, reviravoltas na criação da Primeira Liga foram frequentes; notas oficiais, vetos e imposições marcaram o processo.

Na terça-feira (25) a CBF cedeu à pressão e as conversas com a FERJ e lançou uma nota vetando a Primeira Liga desse ano, permitindo que a criação do campeonato seja discutida e executada apenas em 2017. Como já havia sido imposto pela federação carioca, os times só podem jogar até dia 30 de janeiro e desde que o jogo seja em caráter amistoso. Apesar disso tudo, as doze equipes participantes já expressaram publicamente que o torneio é legal e que seguirão com a disputa independente das ameaças feitas, principalmente direcionadas a dupla do Rio de Janeiro.

Dentro de campo, a pré-temporada não foi tão animadora. Apesar do intenso trabalho feito por Muricy Ramalho, o time ainda tem dificuldades em alguns setores e parece não ter encontrado a formação ideal. Nos amistosos realizados contra Ceará e Santa Cruz, o rubro-negro acabou se saindo mal e perdeu os dois, levando seis gols no total.

O Mais Querido terá algumas ausências importantes. Ederson, que segue fazendo trabalhos físicos, ainda não foi liberado pelo departamento médico. Mancuello, Alan Patrick e Cúellar não foram regularizados no BID ainda e não podem participar de competições oficiais por enquanto. Kayke, Nixon e Arthur Henrique, que não viajaram para os amistosos no Nordeste, e Marcelo Cirino, que sentiu uma lesão na última partida, são dúvida para o jogo.


Depois do vice-campeonato no Brasileirão do ano passado, o Atlético-MG chegou em 2016 com um time praticamente igual. Durante a preparação, alvinegro ganhou o torneio Flórida Cup, disputado nas últimas semanas. Entre as contratações da pré-temporada estão o treinador Diego Aguirre e o ex-jogador do Flamengo, Erazo. Para a partida, Aguirre não poderá contar com Luan e Carlos, que estão lesionados. Thiago Ribeiro ainda é dúvida. Erazo, Cazares e Hyuri ainda não tem registro no BID e também não podem atuar.

No retrospecto, Flamengo e Atlético-MG se encontraram 105 vezes, com o rubro-negro tendo 41 vitórias, 34 derrotas e 30 empates. O Mais Querido não consegue vencer o alvinegro desde o dia 29/10/2014, na partida de ida da Copa do Brasil daquele ano.

 

FICHA TÉCNICA:

Atlético-MG x Flamengo – 1ª rodada

Data: 27/01/2016, quarta-feira

Horário: 21h45 (horário de Brasília)

Local: Mineirão, Belo Horizonte

Árbitro: Heber Roberto Lopes

Auxiliares: Nadine S. Câmara Bastos e Rosnei Hoffmann Scherer

Transmissão: SporTV

 

INGRESSOS DA TORCIDA VISITANTE: A venda de ingressos para a torcida do Flamengo acontecerá, por questões de segurança, somente no dia do jogo, a partir das 19h45, na bilheteria do Mineirinho. Os ingressos têm o preço único de R$40,00/ e meia entrada R$20,00.

 

Provável escalação do Flamengo: Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Everton; Gabriel, Emerson Sheik e Guerrero

Provável escalação do Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dátolo, Giovanni Augusto e Patric; Lucas Pratto