Ceará, campeão da última edição da Copa do Nordeste.

Ceará, campeão da última edição da Copa do Nordeste. Foto: Ceará Sporting Club

O Flamengo foi o clube convidado para marcar a abertura oficial da temporada nordestina com a disputa da Taça Asa Branca, contra o Ceará, dia 21 deste mês. O encontro no Castelão irá marcar a primeira edição do evento que contará sempre com o campeão da Copa do Nordeste e um grande convidado.

A ideia é muito boa, e demonstra que o caminho para amistosos em pequenos torneios ou simplesmente jogos únicos valendo taças celebrativas está cada vez mais amplo e é tendência no futebol brasileiro, que há muito tinha deixado essas excursões de lado. Em nota, o Flamengo explica que a “Taça Asa Branca abrirá oficialmente a temporada de futebol do Nordeste. O duelo será sempre entre o último campeão da Copa do Nordeste e um grande clube brasileiro”.

O departamento de futebol rubro-negro espera fazer a estreia de alguns dos novos contratados. Também pode ser uma boa ideia promover uma campanha de adesão ao Sócio-Torcedor para a torcida flamenguista cearense.

Com um nome de alto apelo à cultura nordestina — Asa Branca é título da música mais emblemática do rei do baião Luiz Gonzaga — e os dirigentes dos dois clubes, da Liga do Nordeste e diretores do canal Esporte Interativo, canal fechado que vai transmitir para todo o Brasil a disputa, fornecerão mais detalhes hoje à tarde, direto do auditório Rogério Steinberg, na Gávea.

No jogo já se sabe que a faixa de campeão da “Lampions League” vai ser entregue pelo Flamengo ao Ceará e a taça conquistada de forma invicta pelo clube nordestina será exposta aos torcedores.

O Alvinegro e o Mengão não se enfrentam desde 2011, quando o time de Fortaleza eliminou o Flamengo de Ronaldinho, Tiago Neves e cia.