Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Depois de uma breve pausa no meio de semana para enfrentar o América-MG pela Copa da Liga, o Mais Querido volta novamente suas atenções para o Campeonato Carioca. Superada a derrota para os vascaínos, o rubro-negro terá mais um clássico em seu caminho e, junto com ele, a chance de se redimir diante da sua exigente torcida.

O adversário da vez é o Fluminense, equipe que ainda busca se estabilizar na competição. Com o Maracanã fechado, a peleja será realizada neste domingo (21), às 19h30min (horário de Brasília), no Estádio Nacional de Brasilia, o popular Mané Garrincha.

Além do ingrediente principal chamado “clássico”, um triunfo neste FlaxFlu é de suma importância para o Flamengo. Em segundo colocado no Grupo B, com sete pontos conquistados, uma derrota para o rival, somada com êxitos de Friburguense e Volta Redonda, atrapalharia a vida flamenguista na luta por uma das vagas na fase seguinte do Carioca. Pensando assim, o técnico Muricy Ramalho procurou esconder os preparativos, mas Juan já está confirmado como desfalque para este jogo.

O confronto

Esta será a 17ª oportunidade em que o FlaxFlu será realizado fora do Rio de Janeiro. Os números das outras 16 vezes apontam para uma boa vantagem do Maior do Mundo. No total são cinco vitórias rubro-negras, nove empates e apenas duas vitórias tricolor. Nesses confrontos os maiores placares também são do Mengão: Fla 5 x 0 Flu (1949, no estádio Avenida da Graça, em Salvador-BA) e Flu 0 x 5 Fla (1989, no estádio Municipal, em Juiz de Fora-MG).

No Carioca, o aproveitamento flamenguista continua sendo melhor que o do time das Laranjeiras. Contando de 2010 para cá, foram sete jogos disputados, sendo que o Flamengo se sobressaiu em quatro, empatou outras duas e perdeu somente uma.

Arbitragem

A condução deste duelo fica por conta de Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha. Arleu nunca atuou como figura principal do apito em um jogo do Mais Querido, antes havia exercido unicamente a função de 4º árbitro nos seguintes embates:

12/10/2014 — Flamengo 3 x 0 Cruzeiro (Campeonato Brasileiro)

31/05/2015 — Flamengo 0 x 3 Fluminense (Campeonato Brasileiro)

19/08/2015 —  Flamengo 0 x 1 Vasco (Copa do Brasil)

27/09/2015 —  Flamengo 1 x 2 Vasco (Campeonato Brasileiro)

Falas da semana 

“ O lado bom é que temos que medir forças. O lado ruim é que os dois times ainda não estão 100% preparados. Mas é bom para movimentar o campeonato. Não é nada decisivo, mas é bom sentir como estão os times. O único problema será o desgaste. Estamos viajando muito e o Fluminense faz igual. Mas são dois bons times”, Muricy Ramalho falando sobre o clássico.

“Ano passado eu tinha o César, que para vocês era o sucessor de todos os goleiros aqui do Flamengo. Pra mim não muda, a minha postura é sempre a mesma, eu estou trabalhando sempre”, Paulo Victor analisando a concorrência com Alex Muralha. Confira a entrevista completa  AQUI.

“ Eu entendo, porque quando você joga fora do Rio é a única oportunidade que eles têm de ver o Flamengo, então querem espetáculo. O torcedor pagou o ingresso e talvez só tenha a chance de ver o time daqui a dois ou três meses, por isso saiu um pouco frustrado”, Juan comentando as vaias da torcida em Cariacica-ES, após vitória magra contra o América-MG.

Ficha Técnica

Fluminense x Flamengo 

Local: Estádio Municipal de Brasília (Mané Garrincha)

Horário: 19h30min (horário de Brasília)

Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo

Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha

Provável escalação do Flamengo: Paulo Victor, Rodinei, Wallace, C. Martins, Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello; Marcelo Cirino, Emerson e Guerrero. Técnico: Muricy Ramalho

Transmissão: Canal Premiere e tempo real no @MRN_CRF.