Tudo sobre o  Brasileirão Sub20. Já estamos na sua 2º rodada!


Por George Castro

O Campeonato Brasileiro de Futebol sub20 é a principal competição nacional nas categorias de base. A competição foi criada em 2006 pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e era disputada apenas pelos clubes que tinham seus times principais na primeira divisão do futebol brasileiro. Em 2015 a competição mudou de mãos e passou a ser organizada também pela CBF, mudando o critério de participação para os 20 melhores clubes no ranking da CBF.

20150603202856_540

O brasileiro sub20 irá manter seu formato de disputa: times divididos em grupos na primeira e segunda fase e mata-mata na fase final. A primeira fase conta com 4 grupos de 5 times cada, onde os dois clubes de melhor pontuação em cada grupo avançam para a fase seguinte. Na segunda fase, os 8 times serão dispostos em 2 grupos de 4 times cada, com os dois melhores de cada grupo avançando para a disputa do título. Até a edição de 2013, apenas clubes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais haviam conquistado o título, o Corinthians foi o primeiro clube a quebrar essa hegemonia ao bater o Atl-PR na final de 2014.

A competição que era sempre disputada no fim do ano e no sul, dessa vez teve um calendário diferente e a possibilidade dos times disputarem os jogos em seus estados de origem. O Brasileirão sub20 teve inicio no dia 03 de junho e a final está prevista para o dia 02 de setembro. E o Flamengo já fez a sua estreia. Na quinta-feira, dia 04/06, o time do Flamengo jogou contra o time do Vitória pela primeira rodada da competição, no estádio Giulite Coutinho, em Mesquita-RJ. O jogo terminou empatado em 1×1.

Os juniores do Flamengo estão no grupo B, junto a Corinthians, Coritiba, Grêmio e Vitória. Com o empate na primeira rodada, a equipe rubro-negra ocupa a 2ª colocação do grupo, atrás apenas do Grêmio, que venceu a sua primeira partida. E o time já volta a campo para o seu segundo jogo.

Coritiba x Flamengo 


Nesta quarta-feira, dia 10/06, a equipe do Flamengo enfrenta o Coritiba. O jogo está marcado às 15h no Estádio Janguitão – Curitiba. Após esse jogo, o time do Flamengo só volta a campo pela competição no dia 24/06, descansando por uma rodada. A equipe disputa paralelamente a essa competição a Taça Rio sub20, sendo líder com 23 pontos conquistados.

Desfalques

O Mengo vai entrar em campo sem a presença do zagueiro Léo Duarte, entregue ao Departamento Médico. Jajá e Jorge estão com a seleção e Matheus Sávio, treinando com o grupo profissional.

Destaque

Douglas Baggio é novamente a grande promessa de gols. O atacante já deixou o seu, de pênalti, contra o Vitória, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, no Rio de Janeiro.

Estratégia

Sem 3 dos 4 jogadores de mais destaque, o técnico Zé Ricardo promete um time impetuoso: “Treinamos bem essa semana. Não temos tempo de pensar em empate. É uma competição com poucos jogos estamos indo para embarcar” declarou o técnico ao site do Flamengo. O treinador tem sido bastante elogiado entre os torcedores que acompanham de perto seu trabalho.

“Temos essa perda do Léo Duarte, que está no Departamento Médico. Mas treinamos bem essa semana. Não temos tempo de pensar em empate. É uma competição com poucos jogos estamos indo para embarcar”, contou o técnico, que também não contará com Matheus Sávio, que está com o time profissional, além de Jajá e Jorge, que estão com a Seleção Brasileira sub-20 no Mundial da categoria, na Nova Zelândia.