Fillol: El mejor arquero del mundo

Por Patrícia Castelan  Twitter: @Patycastelan - Blogueiros da Nação - Santa Catarina - Blog Rubro Negro de Barriga Verde

O Blog “Rubro-negro de Barriga Verde” entra em campo com uma série sobre os jogadores argentinos que foram importantes e entraram na história do Maior do Mundo, Flamengo. Que apite o árbitro!

Nascido na capital argentina, Buenos Aires, Ubaldo Matildo Fillol teve uma carreira brilhante como goleiro.

Começou no modesto Quilmes e chegou a defender a Seleção Argentina nas Copas de 74, no bicampeonato Mundial argentino em 78 e na fatídica para nós brasileiros, Copa da Espanha em 82.

                                                                   82

Fillol saia nas capas de todas as revistas e jornais argentinos pós título mundial em 78 sendo considerado pela imprensa argentina e por muitos, o melhor goleiro do mundo na época.

                                                                grafico

“El Pato” como era conhecido, chegou na Gávea (84) com a árdua missão de ocupar o gol que havia sido do mito Raul Plassmann.

Não fez feio. Ao contrário. Fillol colocou o manto que fora de Raul e fez excelentes 71 jogos com 40 vitórias, 20 empates e apenas 11 derrotas.

                                                                   Fillol

Não chegou a ser campeão com o Flamengo mas fez grandes partidas com o manto, incluindo eu jogo de estreia que terminara em 1 x 0 contra o Palmeiras em janeiro de 84 ganhando assim, um lugar no coração dos rubro-negros que estavam orgulhosos de ter mais um campeão mundial debaixo de sua trave, guardando sua meta.

Fillol teve exitosa carreira no Racing (aonde também fora treinador de goleiros após aposentar-se como jogador – exerceu a tarefa também na Seleção Argentina), Vélez, Atlético de Madrid e no River Plate, onde conquistou seus maiores títulos, sendo ídolo também dessas torcidas.