Daqui a uma semana, um sonho antigo do torcedor rubro-negro, e que por muito tempo pareceu que não ia se tornar realidade, enfim sai do papel: o CT George Helal finalmente será inaugurado com sua estrutura definitiva. O Flamengo começou a usar o CT de maneira esporádica em 2004, com a inauguração dos dois primeiros campos, e constante em 2010, mas sempre se apoiando em estruturas provisórias que expunham a precariedade das instalações. Não mais – a partir do próximo dia 13, o Flamengo terá um dos centros de treinamento mais modernos do Brasil, enfim se alinhando a alguns de seus principais rivais, que já se aproveitam de uma melhor infraestrutura há anos.

O MRN fez um levantamento para medir exatamente o tamanho desse atraso: há quanto tempo os grandes clubes do Brasil contam com seus CTs de primeiro nível e como isso se refletiu em resultados dentro de campo. A inauguração do módulo profissional do Ninho do Urubu ainda não deixará o Flamengo em nível absoluto de igualdade com alguns deles, que também possuem estruturas de primeiro mundo para as categorias de base. Já o Flamengo planeja começar a construir os módulos da base em abril do ano que vem e concluí-lo até o fim de 2018.

Cruzeiro, o pioneiro

toca-da-raposa-ii

A Toca da Raposa I foi inaugurada em 1973, tornando-se o primeiro centro de treinamento projetado para abrigar também a concentração de uma equipe no Brasil. Foi usada para a preparação da seleção brasileira nas Copas de 1982 e 1986 quando ainda não existia a Granja Comary. A mais moderna Toca da Raposa II, com quatro campos de treinamento e hotel com 26 de apartamentos, foi inaugurada em 2002 – a Toca da Raposa I passou a ser usada pelas categorias de base. Desde a inauguração da Toca II, o Cruzeiro conquistou seus três primeiros Campeonatos Brasileiros e chegou a uma final da Libertadores.

São Paulo e a reabilitação de jogadores

ct-barra-funda

O CT do São Paulo é aquele que está em uso há mais tempo: foi inaugurado em 9 de abril de 1988. O destaque do CT da Barra Funda é o famoso Reffis (Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica), que já atraiu até jogadores do exterior para virem se recuperar de lesões graves. Desde a inauguração do CT da Barra Funda, o São Paulo conquistou quatro Campeonatos Brasileiros, três Libertadores e três Mundiais. O clube paulista também conta com um CT completo para a base, o CT de Cotia, inaugurado em julho de 2005.

Atlético-PR, excelência no Sul

ct-caju

O clube do Paraná foi outro a inaugurar seu CT ainda no século passado, em 1999. O CT do Caju é considerada uma das estruturas mais completas do Brasil, com oito campos oficiais, dois hotéis e dois restaurantes. Foi usado como base de preparação para a seleção brasileira antes da Copa de 2010, pela estrutura e por Curitiba ter um clima mais próximo ao da África do Sul no inverno. Dentro de campo, porém, toda essa infraestrutura trouxe poucos frutos para o Atlético-PR a nível nacional – embora o clube tenha conquistado seu primeiro e único título nacional, em 2001, após a inauguração do CT.


Atlético-MG, reconhecimento internacional

cidade-do-galo

A Cidade do Galo é outro CT inaugurado no fim do século passado, em 1999. Passou a abrigar a concentração dos jogadores em 2006, com a inauguração do hotel, e em 2009 ganhou um moderno centro de fisiologia. Em 2010, foi eleito o melhor do Brasil pelo Sportv. Também foi apontado pela Eurosport como um dos cinco melhores CTs do mundo. Desde que o CT está completo, o Atlético ganhou uma Libertadores e uma Copa do Brasil, além de voltar a frequentar as primeiras posições da tabela do Campeonato Brasileiro.

O Santos e o CT Rei Pelé

rei-pele

O centro de treinamento da equipe do litoral paulista foi inaugurado em outubro de 2005 e reúne profissionais e categorias de base, como o Ninho do Urubu. Mais recentemente passou a contar com hotel para os jogadores e restaurante. Desde a inauguração do CT Rei Pelé, o Santos conquistou uma Copa do Brasil e voltou a ganhar a Libertadores após 48 anos.

Corinthians, outro que tirou o atraso

joaquim-grava

Outro grande clube que por muito tempo ofereceu a seus jogadores condições precárias de preparação, o Corinthians mudou essa história em setembro de 2010, com a inauguração do CT Joaquim Grava, um dos mais bem equipados do país. Conta com quatro campos de treinamento, hotel, restaurante e ampla estrutura de preparação física e recuperação dos atletas. Desde a inauguração do CT, o Corinthians conquistou dois títulos brasileiros e a inédita Libertadores.

Outros grandes

– A exemplo do Flamengo, o Palmeiras, atual campeão brasileiro, também está investindo na modernização do seu CT, a Academia de Futebol, com a construção de um alojamento para os jogadores bancado pelo presidente Paulo Nobre.

– O Fluminense é outro que está construindo seu CT profissional, embora as obras tenham sido paralisadas este mês por falta de pagamento. O clube já possui um CT em Xerém onde treinam as categorias de base.

– O Grêmio inaugurou o seu CT em 2014, mas o espaço por enquanto não possui estrutura para concentração dos jogadores.

– O Internacional treina desde 2012 em um espaço alugado, o CT Parque do Gigante. O clube tem planejada a construção de um moderno CT, a Cidade do Inter, em um terreno às margens do rio Guaíba que se encontra em fase de licenciamento ambiental.

– Vasco e Botafogo tiveram terrenos doados pela prefeitura do Rio para a construção dos seus CTs, mas, ao contrário do Fluminense, não iniciaram as obras no prazo combinado, e a prefeitura retomou os terrenos. Hoje, nenhum dos dois tem planos em andamento para a construção de um CT.

O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.