Pelo décimo primeiro ano seguido, o Flamengo está na final do Campeonato Carioca de basquete.

O Mais Querido venceu o Botafogo na noite desta quarta-feira (19) e garantiu lugar na decisão do Estadual. Com a vantagem pela vitória no primeiro confronto, o Fla teve vida difícil diante do alvinegro empenhado, mas conseguiu vencer por 89 a 81 e levou a classificação. Após o confronto disputado em General Severiano, o técnico José Neto comentou sobre o desempenho dos atletas e a grande decisão que será contra o Vasco.

O duelo pela vaga na final foi acirrado. De um lado, o Flamengo estava motivado a sair com a vitória e acabar de vez com a série semifinal. Do outro, o Botafogo buscava sua primeira vitória na competição e sobrevida no Carioca, já que a derrota significava a eliminação do torneio. Em quartos disputados e com placar bem apertado, o Mais Querido teve bastante dificuldade, precisando a todo momento corrigir erros para manter o jogo equilibrado.

No primeiro quarto, a parcial terminou apertada em 23 a 22 para o Fla. No segundo, o rubro-negro conseguiu segurar a vantagem de um ponto mesmo com o Botafogo melhor e foi para o intervalo com 45 a 44 no placar. Já no terceiro quarto, o panorama terminou igual e novamente apenas um ponto à frente, o Flamengo conseguiu levar a vantagem com  63 a 62 no marcador.

O último quarto teve uma melhora significativa do Flamengo nos minutos finais. Mesmo com dificuldades no início, a equipe de José Neto conseguiu se organizar e jogando no nervosismo e ansiedade do Botafogo, conseguiu levar a vitória e a classificação, encerrando o confronto com 89 a 81 no placar.

Após o confronto, o treinador José Neto falou com o Mundo Rubro Negro, comentando sobre o desempenho, o cansaço dos jogadores e a grande decisão. “Foi uma vitória muito mais do espírito. Fisicamente viemos de um acúmulo de treinamentos, precisamos evoluir muito e já estava na conta. Não contávamos com o Ricardo Fischer e o Rafael Mineiro sentindo dores. Estamos poupando o Fischer pois temos objetivos mais na frente e não queremos arriscar. Tudo isso são coisas que só mostram que temos esse espírito, que mesmo com as dificuldades que vamos ter, não só agora como na temporada toda, ainda vamos conseguir superá-las e buscar a vitória“, afirmou Neto.


Sobre a adaptação ao início de temporada, Neto explicou que a equipe ainda está atrás desse ritmo: “Estamos buscando esse ritmo, agora temos que procurar mesclar tudo que temos como metas para chegar nesses objetivos que temos. Temos que estar inteiros, nosso treinamento não é fácil, sabemos como é difícil e que precisamos nos esforçar. Queremos trabalhar bem acima do limite e podem acontecer algumas lesões. É normal, é comum sentir dor, cansaço, cair o rendimento. Mas temos que pensar que não queremos ser um time normal, então temos que superar isso. Acho que estão respondendo muito bem e a vitória nesse jogo foi muito pelo caráter deles, por esse espírito que temos para superar essas dificuldades“.

Falando já sobre o próximo confronto que é diante do Vasco, José Neto afirmou que a equipe vai buscar mais uma taça do Carioca. “A meta de chegar até a final foi atingida e vamos tentar o objetivo maior, que é ganhar o título. Agora vamos estudar bem o Vasco, vamos nos preparar bastante para que possamos vencer mais esse desafio“, disse.

A decisão ainda não tem local ou horários definidos, visto que as equipes e a federação ainda buscam liberação das arenas olímpicas. O primeiro jogo será segunda-feira (24), com mando do Flamengo, e o segundo, na quarta-feira (26), com mando de quadra do Vasco.