O Futebol Americano é um esporte em ascensão no nosso país. Cada vez mais as pessoas estão interessadas em aprender como funciona o jogo, entender as táticas, acompanhar a NFL e o próprio futebol nacional. Para muitos, é apenas pancadaria, não tem nenhum tipo de estratégia, mas quem entende, sabe o quanto o football é mágico.

E não é nenhum bicho de sete cabeças, como a maioria acha. Obviamente, o futebol americano é um pouco mais complexo que outros esportes, mas não é preciso ser um expert no assunto para poder apreciar uma partida.

Hoje, para introduzir esse conteúdo no Mundo Rubro Negro, vamos falar sobre as posições de ataque, defesa e os times especiais, apresentando os jogadores do Flamengo FA.

ATAQUE (OFFENSE)

Quarterback

Quarterback (QB): é o líder do time. Responsável por chamar as jogadas no huddle (reunião que os jogadores fazem antes do início de cada jogada), alterar a jogada na linha de scrimmage (linha onde a bola fica posicionada para o início da jogada) e distribuir a bola após recebê-la do center (no movimento chamado snap), geralmente para o wide receiver ou running back, podendo também entregar para outros jogadores ou correr com a mesma. Se posicionam atrás do center.

Casey Frost | Foto: Jayson Braga

QBs do Flamengo FA: 

Keneth Charles Frost -KC

Diego Lepre

Fábio Lau

Matheus do Valle

 

Wide Receiver (WR):

Wide Receiver (WR): tem a função de correr rotas e receber o passe do quarterback, para o ganho de jardas. Precisam ser rápidos e ficam posicionados nas laterais do campo.

Guilherme Piccoli

WRs do Flamengo FA:

Ami London

Arthur -Palhacitos- Barcelos

Caio Ivo

Douglas -Cinco- França

Eduardo Nunes

Fernando -BBB- Medeiros

Gabriel Curty

Gabriel Bueno

Guilherme Piccoli,

Jonatas -Xô Flango- Silva

Kevin Antunes

Marcelo Terra

Patrick Vaz

Wellington -Will- Assis

Yuri -Palmito- Botelho

 

Running Back (RB):

Running Back (RB): sua função é correr com a bola nas jogadas terrestres, após receber a bola das mãos do quarterback (handoff). São “divididos” em halfback, que são os mais utilizados nas jogadas e o fullback, que é mais forte e auxilia no bloqueio e abre passagem para o hb, porém também pode correr com a bola. Se posicionam atrás do quarterback.

RBs do Flamengo FA:

 Bernard Ribeiro

Diogo Serafim

Francisco -Chicão- de Souza

Fellipe Florencio

Henrique Belchior

 Ivan Roichman,

Luiz Bonn

Rafael -Rato- Tavares

Raffael -FF- Silva

Tight-End (TE)

Tight-End (TE): recebe passes mas também bloqueia os jogadores adversários. É mais forte que o wide-receiver. Pode se posicionar do lado direito ou esquerdo do quarterback e esse é o chamado strong side (lado forte do ataque).

TEs do Flamengo FA: 

Carlos Eduardo Macedo

Felipe -Cebola- Leiria

 José Neto

 

LINHA OFENSIVA:

LINHA OFENSIVA: são os primeiros 5 jogadores do ataque. Tem a função de bloquear os jogadores da linha defensiva, para que os mesmos não cheguem ao quarterback.

 

No Flamengo FA, os jogadores de linha ofensiva não tem uma posição fixa, e sim posições que eles estão mais acostumados a jogar. Então, a lista a seguir terá o nome de todos os jogadores da OL. Anderson -Pudim- Brauer, Anselmo Brauer, Brandon -Brandão- Collier, Bruno Pereira, Fábio Zardo, Felipe Barcelos, Gustavo Scarambone, Iury Machado, Leandro Sperendio, Luciano Honda, Marcos -Jiban- Barros, Marcelo -Marcola- Martiny, Mário Grave, Pedro Índio, Rafael -Gigante- Menezes, Samir Teixeira, Samuel Andrade, Sérgio -Negão- Junior, Thiago -Boi- Nunes e Tiago Silva.

 

Center (C):

Center (C): inicia a jogada ao passar a bola para o quarterback por baixo de suas pernas (snap). Após esse movimento, sua função é bloquear a linha defensiva. Se posiciona no centro da linha ofensiva.

 

Marcos Martiny

Offensive Guard (OG):

Offensive Guard (OG): são dois em campo e se posicionam do lado esquerdo e direito do center. Ajudam a proteger o quarterback e a bloquear a linha defensiva.

 

Anselmo Brauer

Offensive Tackle (OT):

Offensive Tackle (OT): são os dois últimos jogadores da linha ofensiva, ficando um de cada lado dos OG. O Left Tackle tem uma responsabilidade maior, pois protege o lado “cego” do QB.

 

Iury Machado

DEFESA (DEFFENSE)

 

Linebacker (LB):

Linebacker (LB): são “divididos” em middle linebackers (MLB), que param as corridas e cobrem passes; e outside linebackers (OLB), que normalmente são dois e tem as mesmas funções que o MLB, porém o ROLB (olb da direita) tem a função de ir para cima do qb, pois ele fica posicionado em frente ao lado cego do mesmo.

 

Ival Mazieiro

Ival Maziero

LBs do Flamengo FA:

Augusto Bayard, Flavio -HP- Luz, Gabriel Ripper, Gabriel Stutz, Guilherme de Paula, Herbert Ferreira, Ival Maziero, Jefferson de Souza, Jorge Neto, Leandro de Lima, Lucas Leguizamon, Marco Antônio -Scarfake- Ramalho, Marcos Médice, Marlon Sinfronio, Michel Bonato, Pablo Pizzolotto, Pablo Nicácio, Rafael Rasinhas e Rodrigo -McNabb- Teixeira. 

 

 

DEFENSIVE BACKS:

 São os cornerbacks e safeties.

No Flamengo FA, os jogadores dessas posições se revezam. São eles: André -KP- Kauffman, Diego -Mr. M- Santos, Diego -KeSé- Deolindo, Edilson Cordeiro, Euclides Carvalho, Fernando Monteiro, Gabriel -Justin- Nunes, Jefferson Abraao, Lucas Cruz, Luiz Otávio Honkis, Lyneker dos Santos, Marcus Vinicius, Matheus Ritter, Mauro Zamprogno, Pedro Gonzalez, Pedro Rocha, Rafael Scuett, Rodrigo França e Wagner -Acelove- Santana.

Cornerback (CB):

Cornerback (CB): sua função é marcar o wide receiver, porém se a jogada for terrestre, devem parar o running back.

 

Luiz Otávio Honkis

Safety (S):

Safety (S): são os dois últimos jogadores da defesa. São “divididos” em Strong Safety (SS), que é um jogador mais pesado e se posiciona no lado do campo em que o tight end está; e o Free Safety (FS), que é o último jogador, e é mais leve e mais ágil que o SS.

 

Euclides Carvalho

Euclides Carvalho

LINHA DEFENSIVA:

 É composta por 3 ou 4 jogadores, que ficam alinhados em frente à linha ofensiva.

No Flamengo FA, assim como a linha ofensiva, os jogadores não possuem posição fixa. São eles: (Caio Queiroz, Cayo -Jabuga- dos Reis, Denis Barros, Edilzon -Jow- Asevedo, Eduardo -Bola- Gomes, Gabriel -Tosun- Marinho, Gabriel Quinet, Jefferson Faustino, Jonas -Oz- Garcia, Leonardo -Robocop- Reis, Marcus -Montanha- Seixas, Matheus Dieguez, Rodrigo -Rodrigão- Oliveira, Rogério -Bené- Reis e Vinícius Farnum.

 

Defensive Tackle (DT):

Defensive Tackle (DT): um ou dois (dependendo do esquema tático da defesa), posicionados no centro da linha defensiva. Enfrentam diretamente os Ofensive Guards.

 

Rodrigo Oliveira

Defensive Tackle (DT):

Defensive End (DE): são dois e ficam posicionados na extremidade da linha defensiva. Sua função é barrar as corridas e tentar o sack (derrubar o quarterback).

 

Edilson Asevedo

TIMES ESPECIAIS (SPECIAL TEAMS)

São os jogadores que entram em campo na hora do chute, seja kickoff, punt, extra point ou field goal.

 

Long Snapper (LS):

Long Snapper (LS): sua função é fazer o snap para o holder ou punter. Inicia as jogadas para o chute.

 

LS do Flamengo FA:

Ival Maziero,

Marcos Martiny

Anderson Brauer

 

 

Holder (H):

Holder (H): recebe a bola do long snapper e a posiciona no chão para que o kicker possa efetuar o chute.

 

H do Flamengo FA:

Yuri Salles

 

Kicker (K):

Kicker (K): efetua os chutes de kickoff, extra point e field goal.

Yuri Salles e Patrick Dutton | Foto: Jana Aguiar

K do Flamengo FA

Felipe Leiria

Patrick Dutton

Ariel Facciolli

Punter (P):

Punter (P): efetuam o chute chamado punt, devolvendo a posse de bola para o adversário. Recebem a bola do long snapper, seguram a mesma e chutam enquanto ela ainda está no ar.

P do Flamengo FA:

Felipe Leiria e Ariel Facciolli.