No último sábado (14), ocorreu o lançamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, que será realizado pela CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano. O Flamengo está na conferência Leste, grupo 2, junto com o Botafogo Reptiles, Vasco da Gama Patriotas e Santos Tsunami.

“Nossa expectativa é a melhor possível para a Superliga! Depois de muitos anos separadas, as maiores equipes do país estarão juntas para a disputa de um único campeonato. O Flamengo FA vem com muita força pra honrar o manto sagrado e conquistar este grande torneio.” afirmou o head coach Otavio Roichman ao MRN.

Formato da Temporada Regular

O campeonato é divido em quatro conferências – Nordeste, Sul, Leste e Oeste – com 2 grupos de 4 times em cada (Apenas o grupo 1 da conferência Sul possui 3 times).

Cada time obrigatoriamente enfrentará os 3 adversários de seu grupo e 3 equipes do outro grupo da mesma conferência, totalizando 6 jogos. Para a escolha dos confrontos, será avaliado o nível técnico de cada um dos times, afim de manter o campeonato equilibrado. A equipe mais forte do 1º grupo, enfrentará a 1ª, 2ª e 3ª equipes mais fortes do 2º grupo. A 2ª equipe mais forte do grupo 1 enfrentará a 1ª, 2ª e 4ª equipes mais fortes do 2º grupo. A 3ª equipe mais forte do grupo 1 enfrentará as equipes 1, 3 e 4 do 2º grupo, e por último, a 4ª equipe mais forte enfrentará as equipes 2, 3 e 4 do outro grupo.

Playoffs (Conferência e Nacional)

Após a temporada regular, os campeões (equipes com mais vitórias) de cada grupo e os 2 times com melhor aproveitamento dentro de cada conferência se classificarão para os playoffs, somando 16 times (4 de cada conferência). Primeiro, ocorrerão os playoffs de conferência, onde os quatro times se enfrentarão no esquema de semifinais (jogos únicos), e os vencedores de cada partida disputarão o título da conferência. Os quatro vencedores das conferências se classificam para os playoffs nacionais, que ocorrerá no mesmo sistema (semifinais em jogos únicos) e os times vitoriosos se encontrarão no Brasil Bowl.

O primeiro confronto do rubro-negro é contra o Vila Velha Tritões e será realizado em 9 ou 10 de julho na casa do adversário.

“Nossa primeira partida é contra a fortíssima equipe do Vila Velha Tritoes, é sempre um jogo complicado lá no Espírito Santo, mas estamos nos preparando muito para começar da melhor forma possível. O formato do campeonato foi pensado para ajudar a logística das equipes, minimizando as distâncias a serem viajadas por cada equipe. Dessa forma, acabamos em um grupo com diversas equipes forte, o que pode parecer ruim, mas sempre gostamos de lembrar, que o campeão tem que vencer qualquer adversário, portanto, vamos muito fortes desde a primeira partida rumo ao nosso objetivo.” disse Otavio.