Após importante vitória no Brasileirão diante do Grêmio, que levou o time de volta ao G4, o Flamengo volta ao campo na noite desta quarta (24) pela primeira partida na Sul-Americana 2016. O adversário na competição internacional é o Figueirense e o Flamengo jogará como visitante na partida.

O Flamengo conquistou a vaga na Sul-Americana após ter sido eliminado precocemente da Copa do Brasil, competição em que caiu para o Fortaleza na segunda fase da competição, fato que nunca havia ocorrido anteriormente.

Buscando um melhor desempenho na competição sul-americana, o Flamengo tenta o que seria um título inédito na competição,  que dá ao campeão o direito de disputar a Libertadores do ano seguinte. Figueirense e Flamengo se enfrentam no estádio Orlando Scarpelli às 21h45, com transmissão da Globo, SporTV, Premiere e tempo real no @MRN_CRF.

 

O adversário

O ano não começou muito bem para o Figueirense. A equipe catarinense ficou de fora do campeonato estadual após ocupar a segunda colocação no segundo turno da competição estadual, que acabou sendo decidida pela Chapecoense e Joinville.

Assim como o Flamengo, o Figueirense conquistou uma vaga na Sul-Americana após cair precocemente na Copa do Brasil. Na terceira fase da competição, o time catarinense perdeu pelo elástico placar de 5×0 para a Ponte Preta e foi eliminado da competição nacional.


Além disso, ambos participaram da primeira liga no início do ano, competição em que ficaram no mesmo grupo na fase inicial. Melhor classificado do grupo, o Flamengo foi ao quadrangular final, enquanto o Figueirense caiu na primeira oportunidade e deu adeus a possibilidade de título. Da mesma maneira que o Flamengo, o Figueirense busca uma conquista inédita, já que nunca foi campeão da competição internacional.

Números do confronto

Não apenas um possível título para um dos lados seria inédito: o confronto entre as equipes na sul-americana é novidade da mesma maneira. Fora da competição internacional, Flamengo e Figueirense se enfrentaram poucas vezes, com vantagem para a equipe catarinense. Em 24 partidas entre as equipes foram 9 vitórias do Figueirense, contra 8 do Flamengo e 7 empates.

Uma semana, três jogos, três cidades

A semana do Flamengo será agitada. A partida na noite desta quarta (24) marca o início de uma peregrinação da equipe rubro-negra pelo país. Após enfrentar o Figueirense em Santa Catarina nesta quarta (24), o Flamengo sai de Florianópolis e segue para Chapecó, aonde enfrentará o time local pela 22ª rodada do Brasileirão.

Depois disso, o Flamengo segue para Cariacica, cidade na qual disputará a partida de volta da Sul-Americana com o Figueirense, local em que o Flamengo já disputou algumas partidas como mandante. O confronto decisivo da Sul-Americana será novamente no estádio Kléber Andrade.

Diego e Guerrero à disposição

Pela primeira vez o técnico Zé Ricardo terá à disposição dois nomes de pesos para escalação: Diego e Guerrero podem atuar juntos, já que na estreia do meia o atacante peruano estava cumprindo suspensão automática pelo terceiro amarelo. Apesar disso, o técnico rubro-negro disse, em coletiva, que a ideia é poupar alguns jogadores, devido à sequência de jogos que o Flamengo terá em um curto espaço de tempo.

Embora cogite usar um time misto, Zé Ricardo deixou claro que isso não diminuirá o esforço da equipe rubro-negra na partida: “Independentemente do jogo, vamos buscar comportamentos agressivos e que fazem o Flamengo ser competitivo. Se o Flamengo perde isso, perde sua essência. Pretendo usar atletas que pouco jogaram no Brasileiro”.

Recepção calorosa em aeroporto

Como ocorre sempre que o Flamengo chega a uma cidade para jogar, a nação estava presente e recepcionou os jogadores no aeroporto de forma calorosa. O mais requisitado para fotos foi Diego, que estreou na equipe no último fim de semana fazendo, inclusive, o gol da vitória diante do Grêmio e, a princípio, começará no banco pela estreia da Sul-Americana.

Está em Florianópolis e deseja ir ao jogo? Confira todas as informações sobre como ir a partida em Ingressos: Figueirense x Flamengo.

 

Ficha Técnica

Figueirense x Flamengo

Data: 24/08/2016

Horário: 21h45

Local: Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis – SC

Flamengo (provável escalação): Alex Muralha; Rodinei, Donatti, Juan e Chiquinho; Márcio Araújo, Willian Arão, Mancuello e Alan Patrick; Marcelo Cirino e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

Árbitro: Daniel Fedorczuk

Assistentes: Mauricio Espinosa e Nicolas Taran

Transmissão: Globo (RJ, SC, MG (Juiz de Fora, Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba), ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF), SporTV, Premiere e tempo real no @MRN_CRF.

 

Créditos da imagem destacada: arte de Gabriel Cerbino, colaborador do MRN