Após o empate emocionante com gol no último minuto contra o Fluminense, o Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (22), às 21h00, para enfrentar a Chapecoense na Ilha do Urubu.

Contra o tricolor, o time mostrou que ainda precisa evoluir bastante se quiser embalar no campeonato. Um ponto positivo foi a dupla de volantes formada por Cuéllar e Arão na segunda etapa, mudança que fez o time dominar os últimos 45 minutos de jogo. Entre os pontos negativos está a péssima exibição de Guerrero, que fez muitas faltas e não incomodou a defesa adversária.

Contra a Chape, a equipe espera melhorar o desempenho e aproveitar a sequência. Serão vários jogos no Rio de Janeiro (6 dos próximos 8), e a expectativa é de repetir o bom placar do duelo contra a Ponte Preta na mesma Ilha do Urubu. A equipe catarinense vem de derrota em casa para o Botafogo e é um dos times que mais finaliza no campeonato. Em contrapartida, tem uma defesa que já foi vazada 13 vezes em 8 jogos.

Semana no Ninho do Urubu

Mais uma vez a semana do Flamengo foi marcada por reforços. Provável última contratação do clube, Geuvânio foi anunciado nesta quarta (21). O jogador chega para disputar vaga em uma das pontas, mais provável que seja a esquerda, disputando posição com Éverton. Por falar em Éverton, o de sobrenome Ribeiro treinou entre os titulares durante a semana e acabou sendo frustrado pela Federação dos Emirados Árabes, que não fez a burocracia necessária para ele aparecer no BID e entrar em campo na quinta. O mesmo não aconteceu com Rhodolfo, já que a Federação Turca colaborou e mandou rapidamente toda a documentação necessária. O zagueiro que estava no Besiktas deve ser reserva contra a Chapecoense.

Na mão contrária aos reforços, o zagueiro Donatti está muito próximo de deixar o RJ rumo ao México. Tudo indica que a transferência para o Tijuana já está fechada e o clube mexicano deve pagar os mesmos R$ 5,5 milhões que o Fla pagou ao Rosário Central para ter o jogador. Outro que deve deixar o Flamengo é Gabriel. Tão criticado pelo torcedor, ele pode estar de malas prontas de volta para a “terrinha boa”. Clube que o revelou, o Bahia é o destino mais provável. Mais um que tem seu nome ventilado pra sair é Mancuello.


Na segunda, houve um jogo-treino contra o Barra da Tijuca e o Mengão goleou por 5 a 1. A atividade contou com as presenças de Rhodolfo, Conca, que mostrou claros sinais de evolução, e Éverton Ribeiro, que foi bem e ainda deu assistência para o gol de Damião. Ederson, Léo Duarte e Vizeu (duas vezes) marcaram os outros gols.

Para o próximo jogo, a tendência é que Zé Ricardo mantenha Cuéllar e Márcio Araújo, apesar de ter usado Arão na vaga do colombiano no último treino antes do jogo. Com Éverton Ribeiro não regularizado, Vinicius Jr. pode ganhar a chance no time titular novamente, apesar de Berrío também ter boas chances.

Semana da Chapecoense

Após a derrota por 0 a 2 para o Botafogo na Arena Condá, a Chape treinou sob um clima bem frio e contou com a volta do atacante Rossi. No entanto, o meia/ponta Osman teve uma lesão grave e desfalcará o Indião por seis meses.

O destaque do duelo será Luiz Antônio, cria da Gávea e que está na Chapecoense desdo o início do ano. Com 33 partidas e 6 gols, o jogador, que rodou por Sport e Bahia anteriormente, vive sua fase mais regular da carreira. Essa será a primeira vez que enfrentará o clube que defendeu por 12 anos da sua vida e com o qual seu contrato se encerra no final do ano, ou seja, a partir de Julho o volante poderá assinar pré-contrato com qualquer clube. Já com 26 anos, LA falou que não irá comemorar caso faça um gol.

Perguntado sobre o possível duelo contra Éverton Ribeiro, ele lembrou do balão que levou antes do novo camisa 7 do Fla marcar um gol antológico e respondeu de maneira provocativa: “Ele deu balão, eu fui campeão (da Copa do Brasil de 2013)”.

Histórico do confronto

São apenas 6 confrontos entre as duas equipes, todos pelo Brasileirão. Ao todo são 4 vitórias do Fla, 1 empate e 1 vitória da Chapecoense.

No último duelo, em agosto de 2016, o rubro-negro venceu por 1 a 3 na Arena Condá. Diego, Leandro Damião e Mancuello marcaram os gols do Flamengo. Kempes, um dos falecidos no trágico acidente de novembro, marcou para a Chape. Este embate, inclusive, será o primeiro entre os dois desde a queda do avião na Colômbia.

Ficha técnica

Flamengo x Chapecoense

Data: 22/06/2017

Horário: 21h00

Local: Ilha do Urubu

Flamengo (provável escalação): Thiago; Rodinei, Réver, Juan e Trauco; Márcio Araújo, Cuéllar (Arão) Diego; Vinícius Jr. (Berrío), Everton e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

Chapecoense (provável escalação):  Jandrei; Apodi, Victor Ramos, Luiz Otávio e Reinaldo; Andrei Girotto, Luiz Antônio e Seijas; Arthur, Rossi e Wellington Paulista Técnico: Vágner Mancini

Árbitro: Leandro Bizzio Marinho

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Mani e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

Transmissão: PREMIERE e Tempo Real no @MRN_CRF.

*Créditos da imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outra forma de ajudar nosso projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.