Mesmo com o clube não tendo assinado até o momento o contrato com a Rede Globo para a transmissão do Campeonato Carioca, o técnico Zé Ricardo afirmou que o Flamengo vai disputar o Campeonato Carioca com força máxima, e em busca do título. No ano passado, o presidente Eduardo Bandeira de Mello tinha anunciado que o clube disputaria o campeonato com um time alternativo, e só porque era obrigado, mas voltou atrás alegando justamente que estava atendendo um pedido da Globo, principal parceira econômica do clube.

– A ideia não é a gente revezar equipes a não ser o necessário. Vamos começar o ano com aquilo que a gente tiver de melhor, a ideia é dia 29 contra o Boavista a gente ter aqueles jogadores que tiverem em melhor condição em campo para poder disputar já o Carioca. A gente também quer vencer, já que são dois anos que a gente não vence o Carioca, então a gente também já está pensando nisso, e conforme for andando o ano, as necessidades que forem ocorrendo, a gente utilizar os atletas. Para isso a gente tem que prepará-los todos bem, dar condição para que eles rendam o melhor possível. Estamos diminuindo um pouco o elenco para a gente poder otimizar a utilização de todos eles – afirmou o técnico em entrevista à Rádio Globo.

A estreia na Libertadores, principal competição da temporada, acontece no dia 8 de março, três dias após a decisão da Taça Guanabara. Se ganhar o primeiro turno do Carioca, o Flamengo já estará classificado para as semifinais e poderá poupar jogadores no segundo turno – não é possível ser campeão antecipadamente de acordo com o regulamento.