A tarde de hoje foi marcada por muita movimentação na Ferj em torno do palco da final da Taça Guanabara, entre Flamengo e Fluminense, no próximo domingo. A Ferj confirmou a partida para o Engenhão de qualquer maneira, mas tanto Fluminense — que será o mandante, de acordo com sorteio realizado na federação — quanto Flamengo manifestaram que, caso o juiz Guilherme Schilling não permita, em audiência que será realizada amanhã, que o jogo tenha duas torcidas, buscarão uma alternativa. Já o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, disse que caso a liminar impondo torcida única seja derrubada, vai recorrer da decisão de marcar o jogo para o Engenhão. Veja abaixo a posição de cada um:

Ferj

O diretor de Competições da Ferj, Marcelo Viana, disse que, para cumprir o regulamento, a entidade quis inicialmente marcar o jogo para o Maracanã, mas que não será possível que a partida aconteça no estádio, pois ele passará por uma vistoria da PM na próxima sexta e os ingressos têm que ser vendidos antes desta data. Caso o jogo não possa ser no Maracanã, o regulamento determina que a partida seja no Engenhão, com torcida mista. Marcelo Viana disse que tem um “otimismo muito grande” para que a Justiça reverta a liminar da torcida única, mas que, caso a decisão seja mantida, o jogo terá torcida única do Fluminense, que foi sorteado como mandante. Ele afirmou que a venda de ingressos começará antes mesmo da decisão da audiência amanhã no Tribunal de Justiça.

TJD

Provocado pela Procuradoria, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva emitiu liminar ordenando que o jogo seja no Engenhão, sob pena de multa de R$ 300 mil, por considerar que o Maracanã não tem condições para o jogo e o regulamento determina que seja no Engenhão.

Fluminense

Apesar de ter sido sorteado como mandante, o Fluminense “mantém sua posição de não aceitar jogo com torcida única”. “O Flu não trabalha com a hipótese de torcida única. Para a gente só interessam duas torcidas”, afirmou o presidente Pedro Abad na saída da reunião na Ferj. Ele negou que vá colocar ingressos à venda antes da audiência com o juiz Guilherme Schilling amanhã. Abad afirmou que acredita que o juiz, no mínimo, abra outra exceção para o jogo com duas torcidas como fez para a semifinal para Flamengo e Vasco, mas que, caso isso não aconteça, os clubes trabalham “com várias hipóteses que só vamos levar à frente após a decisão do juiz”. O presidente anunciou uma campanha conjunta de Flamengo e Fluminense para paz no clássico de domingo, que já começou com tweets simultâneos dos dois clubes.

Botafogo

Mesmo com o regulamento sendo claro que, no caso do Maracanã estar indisponível, o Engenhão deve ser o palco dos clássicos no Campeonato Carioca, o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, disse que mantém a posição de não ceder o estádio para clubes que não tem “relações comerciais” com o Botafogo — caso do Flamengo. Ele afirmou que, caso a liminar da torcida única seja mantida, receberá a torcida do Fluminense de braços abertos, mas, caso contrário, prometeu recorrer da decisão da Ferj e do TJD de marcar o jogo para o Engenhão e insistirá para que a partida aconteça no Maracanã.


Flamengo

O presidente Eduardo Bandeira de Mello disse ter “a esperança, praticamente a certeza” de que a liminar da torcida única será revertida na audiência de amanhã. “Como Flamengo e Vasco transcorreu sem nenhum problema, entendemos q fizemos por merecer q decisão da torcida única fosse revogada em definitivo”, afirmou. Ele disse que, caso essa expectativa otimista seja contrariada, Flamengo e Fluminense vão se reunir novamente e tomar uma decisão sobre o local da partida. Quanto ao presidente do Botafogo, Bandeira lamentou a belicosidade de suas declarações: “No momento em que lutamos pela paz nos estádios, prefiro conclamar os torcedores, inclusive os botafoguenses, que eu tenho muitos amigos, a nos unirmos para acabar com torcida única e ter harmonia entre as torcidas nos estádios, e os dirigentes devem dar o exemplo”.

O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.