Vinte e dois anos após a fatídica derrota no Campeonato Carioca de 1995, o Flamengo volta a enfrentar o Fluminense numa decisão de Campeonato Carioca podendo abrir a maior vantagem de títulos cariocas sobre o rival na História.

O Flamengo começou a disputar o Campeonato Carioca em 1912, quando o Fluminense já tinha 5 títulos. O tricolor continuou como maior vencedor da História do torneio até 2009, quando o Flamengo o ultrapassou pela primeira vez, chegando a 31 conquistas contra 30. Em 2011, o Flamengo abriu dois títulos de vantagem sobre o rival pela primeira vez. O Fluminense voltou a reduzir a desvantagem em 2012, mas o Flamengo voltou a ampliá-la em 2014, chegando aos atuais 33 títulos contra 31 do tricolor. Agora, pode ter pela primeira vez três títulos a mais do que o Fluminense.

Desde 1995 — que a rigor, não foi uma final, e sim a última rodada de um octogonal decisivo no qual apenas as duas equipes tinham chance de ser campeãs; a última verdadeira final foi em 1991, com vitória do Flamengo –, Flamengo e Fluminense já decidiram quatro vezes turnos do campeonato, com duas vitórias para cada um. Em uma oportunidade, o Fluminense foi vice do Flamengo mesmo sem os dois clubes disputarem a final — em 2011, quando o Flamengo foi campeão antecipado por vencer os dois turnos e o Fluminense foi o segundo colocado na pontuação geral.

Embora o Flamengo chegue à final com a melhor campanha, o regulamento não dá vantagem de empate em caso de dois resultados iguais, que levariam a decisão para os pênaltis. Nos dois jogos até aqui entre Flamengo e Fluminense no campeonato, houve dois empates — um por 3×3, na final da Taça Guanabara, e outro em 1×1, pela última rodada da Taça Rio.

— Eu gosto de números, mas não sabia desta data de 22 anos. Acho que o título vai vir naturalmente, se tiver que ser agora a gente vai estar muito feliz, porque é um grupo que trabalha muito, e vem merecendo. A gente espera fazer esses jogos no limite para que a gente possa encarar o Fluminense como o Fluminense merece, com todo o respeito, mas buscando o nosso objetivo — disse o técnico Zé Ricardo na coletiva após a vitória contra o Botafogo, que classificou o Flamengo para a final.

 
O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.