O Flamengo teve duas exigências-chave atendidas e aceitou assinar o contrato de televisionamento do Campeonato Carioca com a Globo pelos próximos três anos. O contrato será independente do acordo da emissora com a Ferj, ou seja, o dinheiro não passará pelos cofres da federação, irá direto da Globo para o Flamengo. O vínculo independente possibilitou ao Flamengo assinar por três anos, e não os oito anos firmados pela federação e referendados pelos outros clubes grandes. A outra exigência atendida pela Globo é que o Flamengo receberá uma cota maior que a da Ferj e os demais clubes grandes.

Outra demanda do Flamengo não foi atendida neste primeiro momento: a de que o clube tenha direito a explorar suas próprias placas publicitárias. A Globo alegou que não poderia interceder na questão porque ela é tema de uma ação judicial do Flamengo contra a federação. Se o Flamengo vencer a ação ou mantiver a liminar, no entanto, poderá negociar as próprias placas: numa série de matérias, o MRN mostrou que a empresa que detém o contrato para explorar as placas está processando a Ferj por não conseguir fechar com nenhum anunciante pela liminar que favorece o Flamengo e calculou o possível ganho do Flamengo caso mantenha o direito de negociar as placas.

A exigência de que a Ferj seja mais transparente nas suas contas, divulgando quanto e em quais condições empresta para os clubes filiados, também não foi incluída no contrato e ficará restrita à Justiça.

O MRN ainda não conseguiu apurar o valor exato que o Flamengo receberá – originalmente, haviam sido oferecidos R$ 15 milhões anuais ao clube na proposta rejeitada.

O Flamengo convocou os membros do Conselho Deliberativo para votarem o acordo com a Globo na próxima quinta-feira, a três dias da estreia no Carioca. A expectativa é de uma reunião tensa, já que alguns conselheiros são contrários a qualquer acordo para a transmissão do Carioca. A perspectiva da entrada de recursos extras que podem ajudar o clube a reforçar o ataque, no entanto, pode decidir a votação a favor do acordo.


Na reunião, também será votado o contrato com a Globo para transmissão da Primeira Liga.

O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.