Gegê liderou a equipe em rebotes e assistências na vitória sobre LSB (Foto: Bruno Lorenzo/LNB)

Gegê liderou a equipe em rebotes e assistências na vitória sobre LSB (Foto: Bruno Lorenzo/LNB)

Na tarde deste sábado (23), o FlaBasquete, líder do NBB, recebeu a Liga Sorocabana (13º) no Tijuca Tênis Clube, em partida válida pela 18ª rodada do Novo Basquete Brasil 8, a última antes da estreia do Flamengo na Liga das Américas 2016.

Buscando manter a liderança da competição, o técnico José Neto mandou à quadra a seguinte equipe: Rafael Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Olivinha e Jerome Meyinsse. Já Fernando Augusto, que comanda os paulistas no lugar do técnico Rinaldo Rodrigues – suspenso –, escalou os seguintes jogadores: Socas, Alexandre Pinheiro, Neto, Lupa e Fab Melo.

A partida começou com o rubro-negro se impondo na defesa e forçando o ataque no jogo dentro da área pintada, abrindo 4 a 2, mas, sob comando de Fab Melo, a equipe paulista logo virou e forçou que José Neto mudasse o time e pedisse tempo com menos de três minutos. O FlaBasquete voltou só com Robinson do quinteto titular, mas o Mais Querido continuou cometendo os mesmos erros e o placar ficou em 7 a 4 por mais 3 minutos, já que a Liga Sorocabana não soube aproveitar. Após a entrada de Ronald Ramon, a segunda unidade estava completa em quadra, o Orgulho da Nação empatou com cinco pontos seguidos de Rafael Mineiro e virou com Ramon e JP Batista, encerrando o período com 13 a 9 e explodindo a torcida no ginásio do Tijuca TC. Os destaques do quarto foram Fab Melo (LSB) com sete pontos e Lupa (LSB) com três rebotes.

O segundo período começou com os mesmos erros, mas Ronald Ramon apareceu duas vezes. Na primeira, serviu Rafael Mineiro em uma linda ponte aérea; e na segunda converteu sua primeira bola de três na partida, fazendo a equipe carioca abrir dez pontos e forçando tempo de Fernando Augusto, 19 a 9. Depois disso, Marquinhos entrou no lugar de Gegê e Ramon virou o armador da equipe, mas o jogo continuou com  nível técnico bem baixo e a Liga Sorocabana conseguiu diminuir para 21 a 14. Fazendo seu pior primeiro tempo do NBB 8, o Flamengo viu a sua vantagem cair para apenas dois pontos, 23 a 21, mas, na última bola, Ramon anotou uma bandeja fácil e deu números finais ao fraco primeiro tempo, 25 a 21 (12 a 12 no quarto). O destaque foi Ronald Ramon (FLA) com cinco pontos.

Na volta do intervalo, a LSB retornou melhor e chegou a cortar a diferença para dois pontos, 27 a 25, mas Olivinha e Marquinhos recolocaram a vantagem em nove pontos, 39 a 30, forçando outro tempo de Fernando Augusto. Durante o tempo, a luz chegou a cair mas voltou quase meia hora e a partida recomeçou. Após o tempo, Rafa Luz colocou a vantagem em dez pontos, 42 a 32, mas a Liga Sorocabana anotou uma corrida de 5 a 0 e trouxe a diferença para apenas cinco pontos. Marcelinho, em sua especialidade, e Jason Robinson anotaram duas bolas de três pontos e deram números finais ao quarto, Fla 48 a 39 (23 a 18 para o rubro-negro no período).


O período final começou com Marcelinho recolocando a vantagem em dois dígitos, JP Batista dando um toco belíssimo em Neto e Rafa Mineiro completando o ótimo início de quarto do FlaBasquete, forçando mais um tempo do técnico dos paulistas, 52 a 39. Após o tempo, a equipe visitante voltou melhor e impôs uma corrida de 6 a 2, trazendo de volta a diferença para nove pontos, forçando a volta de Ronald Ramon à equipe. Logo depois, José Neto pediu tempo novamente, seu primeiro na segunda parte da partida.

Depois, a LSB chegou a diminuir a vantagem para sete pontos, mas Marquinhos fez uma grande jogada individual, recolocou a diferença em dez pontos e praticamente definiu a vitória rubro-negra, 60 a 50. Só restou ao tetracampeão do NBB administrar e aumentar o placar no minuto final, para sair com a nona vitória seguida na competição. Flamengo 69 x 53 Liga Sorocabana.

A próxima partida do Orgulho da Nação será no dia 29/01, às 21h15, contra o Gimnasia e Esgrima Comodoro (ARG), na Cidade do Panamá, na estreia do rubro-negro na Liga Das Américas. A partida terá transmissão do Sportv e tempo real no @MRN_CRF

Destaques do Flamengo:

Pontos: Marquinhos com 16 pontos

Assistências: Gegê com 4 assistências

Rebotes: Gegê com 7 rebotes