Rafa Luz foi um dos destaques do FlaBasquete, com um grande segundo tempo de partida (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Rafa Luz foi um dos destaques do FlaBasquete, com um grande segundo tempo de partida (Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

No duelo mais aguardado da rodada, o Flamengo (1º) recebeu o Paulistano (3º) na noite de quinta-feira (04) no Tijuca Tênis Clube, buscando manter a série invicta, que hoje está em 12 partidas, além de manter a liderança do Novo Basquete Brasil 8.

O duelo de hoje também foi entre os técnicos, ambos auxiliares de Ruben Magnano na Seleção masculina. José Neto mandou à quadra o seguinte quinteto titular: Rafael Luz, Jason Robinson, Marquinhos, Olivinha e Jerome Meyinsse. Gustavo de Conti, buscava consolidar a reação do Paulistano e escalou Dawkins, Valtinho, Jhonatan, Gemerson e Caio Torres.

Primeiro Período

A partida começou equilibrada, como esperado, mas com muitos erros. O Rubro-Negro que não conseguia encontrar espaços no garrafão adversário, ficando nos três minutos iniciais sem pontuar. Olivinha conseguiu tirar o zero do placar carioca. O Paulistano só havia conquistado três pontos com Dawkins, deixando a partida em 3 a 2, até a paralisação por causa do cronômetro de 24 segundos. Com o problema aparentemente resolvido, a partida recomeçou e as duas equipes melhoraram ofensivamente, mas foram precisos três ataques para que a partida fosse novamente paralisada pelo mesmo problema, 4 a 5.

Após o problema ser resolvido por completo, o FlaBasquete viu a equipe paulista abrir a maior vantagem na partida, 13 a 6, e Marquinhos deu números finais ao quarto, cortando a vantagem para 13 a 8. Os destaques foram Caio Torres (CAP) com 8 rebotes e Olivinha (FLA) com 4 rebotes.

Segundo Período

O segundo período começou com Rafa Mineiro cortando a vantagem para dois pontos após cesta de três e a vantagem seguiu assim até que Marcelinho Machado, anotando sua primeira bola de três, colocou o FlaBasquete pela primeira vez na frente do placar, 16 a 15. Com falhas defensivas, os comandados de Neto permitiram outra vez uma escapada do Paulistano, 23 a 19. No entanto, com cinco pontos seguidos no garrafão, o Flamengo virou novamente para 24 a 23, forçando tempo de Gustavinho.


Após o tempo, Gegê ampliou a vantagem com uma bola de três, 27 a 25, e Marcelinho anotou cinco pontos seguidos, assim como Valtinho pelo lado do time paulista, mantendo a diferença em dois pontos, 32 a 30, forçando outro tempo de Gustavinho. Após o tempo, Gemerson acertou outra de três e o primeiro tempo terminou empatado em 33 a 33 (25 a 20 Fla no quarto).

Os destaques do quarto foram Marcelinho (FLA) com 9 pontos e Gruber (CAP) com 4 rebotes.

Terceiro Período

Na volta do intervalo, Meyinsse anotou os seis primeiros pontos do terceiro tempo após duas belíssimas jogadas trabalhadas e um ‘rebondunk’. A equipe visitante respondeu com duas bolas de três e empatou a partida em 39 a 39. A partir disso, o Mengão fez uma corrida de 7 a 0, abrindo 46 a 39 e forçando outro tempo de Gustavo de Conti. O rubro-negro continuou melhor e, jogando coletivamente abriu dez pontos de frente, 54 a 44.

No fim do quarto, Valtinho cortou a diferença em um ponto, mas o tetracampeão do NBB foi com ótima vantagem para o último quarto, 54 a 45 (Fla 21 a 12 no quarto).

Os destaques do quarto foram Meyinsse (FLA) com 8 pontos, Marquinhos (FLA) com 6 pontos e 3 rebotes e Rafael Mineiro (FLA) com 4 rebotes.

Quarto Período

O período final começou com o Paulistano anotando uma corrida de 8 a 0, seis pontos seguidos de Toyloy, cortando o placar para 54 a 53 e forçando tempo de José Neto. Após o tempo, a equipe paulista perdeu três chances de virar a partida e viu o FlaBasquete abrir vantagem novamente, 66 a 55, com enorme participação de Rafael Luz, forçando tempo tempo de Gustavinho. Antes do tempo, Caio Torres indignado com a arbitragem, levou técnica e o clima esquentou.

Na volta, Mineiro e Dawkins trocaram bolas de três, e só restou ao Flamengo administrar a vitória no minuto final, Flamengo 75 x 65 Paulistano.

O próximo compromisso do Orgulho da Nação é no dia 17/02 às 20h contra o Basquete Cearense no Tijuca Tênis Clube. Partida terá tempo real no @MRN_CRF .

Destaques do Flamengo:

Pontos: Marquinhos com 17 pontos

Assistências: Marquinhos e Rafa Luz com 4 assistências cada

Rebotes: Marquinhos com 8 rebotes