logo ninho da nação

Entre 27 de fevereiro a 01 de março o Flamengo estará em terras argentinas para a disputa do Quadrangular Semifinal da Liga das Américas.

 

André Amaral (@Ninhodanacao)

 


O grupo será composto por Peñarol, donos da casa, Halcones Rojos do México e Trotamundos da Venezuela. No outro grupo semifinal, o Bauru terminou em primeiro lugar vencendo todos seus jogos e o Pioneros do México em segundo. Flamengo terminando em primeiro lugar no seu quadrangular semifinal, só enfrentaria a forte equipe paulista em uma possível final.

 

penarol mar del plata

PEÑAROL

Flamengo x Peñarol já realizaram várias partidas, com vitórias e derrotas, mas uma em especial foi espetacular. Liga Sul-Americana de Basquete de 2012, primeiro jogo do Final Four. Flamengo perdia por 26 pontos no primeiro tempo. Foi pro intervalo perdendo por 49 x 29. Conseguiu cortar a diferença para dez pontos ao fim do terceiro quarto. E conseguiu a histórica virada no quarto final vencendo por 79 x 78 e sem acertar nenhuma bola de três pontos no jogo. Infelizmente a equipe perdeu na rodada seguinte para o Brasília e mesmo vencendo o Regatas Corrientes na última rodada perdeu a chance de ser bicampeão da Liga Sul-Americana. Que lástima!

Na primeira fase da Liga das Américas o Peñarol venceu os três jogos. A tradicional equipe conquistou o tricampeonato nacional nos anos de 2010, 2011 e 2012. Na atual competição ocupa o segundo lugar da Zona Sul com 30 jogos e 19 vitórias.

O time argentino perdeu seu grande jogador, o armador Facundo Campazzo que foi para o Real Madrid, além de Marcos Mata que se transferiu para Franca, do conhecido ex-Rubro Negro David Teague e do jovem argentino Selem Safar que agora joga no Obras Sanitárias. Do elenco atual tem como cestinhas Adrián Boccia e Massarelli e conta com os tiros certeiros de Leo Gutierrez, além da força física de Martin Leiva no garrafão. A equipe foi reforçada com a contratação do americano Dowell que estreará na semifinal da Liga das Américas.


halcones-rojos HALCONES ROJOS

O Halcones conseguiu a classificação para o quadrangular semifinal ao terminar o seu grupo em segundo lugar, eliminando o Paulistano e perdendo apenas para o forte Regatas Corrientes, que terminou em primeiro lugar.

Pela Liga Nacional Mexicana, o atual campeão encerrou a fase regular em segundo lugar com 38 jogos e 30 vitórias. Seus destaques são: David Huertas da seleção de Porto Rico que disputou o Mundial de 2014, os selecionáveis do México: Francisco Cruz, Adrián Zamora e Marco Ramos, além dos americanos Terrel Holloway e Devin Ebanks e do americano naturalizado mexicano Paul Stoll.

O Flamengo perdeu para os mexicanos na Liga das Américas em 2009: 76 x 73 e em 2011: 87 x 77. Na quadrangular semifinal da competição que se sagrou campeão em 2014, venceu outra equipe mexicana, o Halcones Xalapa.

 

trotamundosTROTAMUNDOS

O Trotamundos conseguiu uma heroica classificação ao eliminar o tradicional Capitanes de Arecibo, de Porto Rico, por 66 x 61 e garantir o segundo lugar. Na Liga Venezuela que começou apenas nesta semana, estreou precisando do tempo extra para derrotar o Bucaneros por 93 x 87. Porém na segunda rodada perdeu para La Guaira por 84 x 68.

A equipe venezuelana que tem como destaques David Cubillan, Robert Glenn e Clarence Matthews e fechou a contratação do ótimo dominicano Jack Martínez.

SRN