Select Page

Os fatores que fizeram o Flamengo abrir 2 a 0 na semifinal do NBB

Os fatores que fizeram o Flamengo abrir 2 a 0 na semifinal do NBB

mrn inf

 

    Rafael Lisboa ( @rafinhalisboa )

 

 

 

 

Quando o Flamengo derrotou o São José pelo jogo 5 das quartas de final do NBB 7, ficou definido que a equipe carioca ia enfrentar o Limeira, que tinha fechado sua série contra o tricampeão Brasília, em quatro jogos, 3 a 1. Sobre esse confronto muito se falava em mais uma série complicada para o clube carioca, pois além da equipe paulista estar descansada, o Limeira terminou a fase de classificação na segunda colocação, à frente do Flamengo que terminou na terceira colocação, ou seja, o Flamengo não teria o ‘mando’ de quadra na série.

Mas nem os rubro-negros mais otimistas esperavam um início de série tão bom para o atual bicampeão do NBB. O Flamengo venceu os dois primeiros jogos em Limeira, no ginásio Vô Lucato, e se aproximou de mais uma final do Novo Basquete Brasil. Mas como isso foi possível? Vamos observar a “prancheta” do técnico José Neto para tentar decifrar o motivo desse alto rendimento dos seus comandados nesses dois primeiros jogos.

Torcida rubro-negra tem motivos para comemorar (Foto: João Pires/LNB)

Torcida rubro-negra tem motivos para comemorar (Foto: João Pires/LNB)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revezamento da equipe

Um dos grandes méritos de José Neto é ‘rodar’ a equipe, descansando os jogadores e recolocando-os quando necessário, fazendo com que cada jogador, tirando os mais jovens, tenha jogado uma média de 22 minutos.

Reservas também são importantes


Os reservas do rubro-negro carioca entraram muito bem nos dois jogos, sendo responsáveis por 24 e 25 pontos, respectivamente, ajudando bastante a equipe carioca nas duas vitórias.

O garrafão é ponto forte…

O jogo na área pintada do adversário é necessário para quem quer vencer o campeonato, e José Neto sabe disso. O treinador constantemente pede para a equipe “partir para dentro” pois assim facilita o trabalho para pontuar, pois está perto da cesta, e para sofrer faltas que acarretam em lances livres, onde a equipe tem ótimo aproveitamento. Nos dois jogos foram marcados 30 pontos na área pintada de Limeira.

… e as bolas de três também são!

O Flamengo tem grandes números nas bolas de três pontos na série, 50% de aproveitamento contra 37,1% de Limeira, e como essa equipe é experiente, sabem escolher a hora certa de arremessar de fora do perímetro, e com isso conseguem deixar o placar com uma vantagem maior ao clube carioca.

O melhor ataque é a defesa! 

Neto sempre valoriza a defesa como fator primordial para as vitórias após os jogos. E tem motivos para isso. O rubro-negro cedeu na série uma média de 75,5 pontos por partida, enquanto conseguiu uma média de 88,5  pontos no ataque.

Está difícil? Joga no Marquinhos! 

No último quarto do jogo 1 que foi primordial para a vitória do Flamengo e durante a partida inteira de ontem, na segunda partida uma frase foi executada à perfeição pelo Flamengo: “Está difícil? Joga no Marquinhos que ele resolve!”. O ala da equipe carioca foi extremamente decisivo nos momentos mais críticos das duas partidas, fazendo por merecer a indicação ao título de MVP (Melhor jogador da temporada).

Marquinhos está fazendo um excepcional NBB (João Pires/LNB)

Marquinhos está fazendo um excepcional NBB (João Pires/LNB)

 

 

 

 

 

 

 

O Ressurgimento de Laprovittola

O armador argentino Nicolás Laprovittola não vinha fazendo um bom NBB, mas como bom jogador que é, sabia que podia não jogar tão bem na fase de classificação, mas nos playoffs a história seria outra. E assim está sendo, desde a série contra São José, o armador vem ditando o ritmo da equipe nas partidas, dividindo o posto de melhor da equipe com Marquinhos.

Laprovittola é um dos destaques da semifinal. (Foto: JB Anthero/ Divulgação)

Laprovittola é um dos destaques da semifinal. (Foto: JB Anthero/ Divulgação)

 

 

 

About The Author

ANÚNCIO

PRINCIPAIS POSTS

Apoio

ANÚNCIO

TV MRN

Loading...

Assine nossa Newsletter

ANÚNCIO

Ajude o Mengão!

Banner_300X300

ANÚNCIO

Siga-nos no Twitter

%d blogueiros gostam disto: