koio


LUIZA SÁ | Twitter @luizasaribeiro

Carioca, NBB, Liga das Américas e Liga Sul-Americana. Tudo isso nós já tínhamos. O torcedor do Flamengo enchia, e com razão, a boca para falar de todas essas conquistas, mas ainda faltava uma, o troféu mais importante que poderíamos conquistar com a bola laranja: a Copa Intercontinental.

Há um ano o FlaBasquete conquistava o único título que ainda não tinha em sua lista. No dia 28 de Setembro de 2014, os rubro-negros puderam dizer com orgulho que faziam parte do seleto grupo – junto com Real Madrid e Barcelona – de times que tinham o Mundial no futebol e no basquete.

 

Imparável: FlaBasquete é campeão invicto da Liga das Américas

O caminho foi longo. O Flamengo chegou à Liga das Américas como um dos favoritos ao troféu. Mesmo tendo disputado cinco das seis edições da competição, os rubro-negros nunca haviam conseguido chegar às semifinais. Na fase de grupos, os cariocas venceram os três jogos – Capitanes de Arecibo (123 a 90), Mavort (109 a 105) e o Leones de Quilpué (116 a 80) – e foram os líderes do grupo.

Na segunda fase, o Mais Querido continuou invicto – Cocodrilos de Caracas (88 a 72), Uberlândia (101 a 81) e Halcones Xalapa (78 a 58) – e na liderança. Pela primeira vez na história, o time da Gávea chegava ao quadrangular final e, para alegria da Nação, a FIBA anunciou que o Rio de Janeiro seria a sede desses jogos, mais especificamente o Ginásio do Maracanãzinho.


O Flamengo venceu sua semifinal contra o time argentino Aguada (113 a 83) e pegou o Pinheiros – que passou pelo Halcones Xalapa (85 a 72) – na final. O Orgulho da Nação, contando com o apoio de mais ou menos 8.700 torcedores, bateu o campeão do ano anterior por 85 a 78 e, de forma invicta, conquistou um título inédito.

Imparável: FlaBasquete é campeão invicto da Liga das Américas | Foto Flamengo

Imparável: FlaBasquete é campeão invicto da Liga das Américas | Foto Flamengo

 

Derrota no primeiro e superação no segundo: O sonho se realizou

Antes da calmaria, uma tempestade chamada Maccabi Tel Aviv esperava logo à frente. Vencedores da Euroliga 2013-14, os israelenses conseguiram bater o CSKA Moscow na semifinal por um apertado 67-68. Na grande final, o poderoso Real Madrid, que acabou dominado e levou de 86-98.

A conquista de sonhos não é fácil, é preciso se superar o tempo todo e correr atrás sempre. Mesmo com a derrota no primeiro jogo da disputa, quando perdeu por 69 a 66, o Mais Querido voltou às quadras dois dias depois disposto a mostrar sua força e levantar o troféu que ainda faltava em sua coleção.

Em um jogo onde a torcida foi fundamental e o coletivo funcionou perfeitamente, o grupo comandado por José Neto derrotou o Maccabi por 90 a 77. Com grande atuação de Nico Laprovittola, eleito o MVP do torneio, e Jerome Meyinsse e um show à parte da Nação Rubro-Negra que praticamente lotou o HSBC Arena, o Flamengo, mais uma vez, soltou o grito de ‘é campeão’.

Jeremy Pargo até tentou estragar a festa quando voltou inspirado a partir do terceiro quarto. O americano fez 28 pontos, deu 7 assistências e pegou 6 rebotes e, além de cestinha do jogo, foi também da competição com 49 pontos. Mas os campeões europeus sentiram a pressão e de nada adiantou.

Ao apito final, a torcida invadiu a quadra. Era uma festa, como deve ser quando se trata de Flamengo. Eles fizeram história. Nosso nome estava no topo, exatamente no lugar que merece estar. Campeões de tudo.

 

Relembre o vídeo na voz chorosa e embargado do arcoíris Roby Porto


Luiza Sá é integrante da Equipe MRN Informação e acompanha o FlaBasquete.

Comente pelo Twitter @MRN_CRF ou direto na fanpage do MRN no Facebook (clique aqui). Sua opinião faz toda diferença.

 

 

ÚLTIMAS DO MUNDO RUBRO NEGRO

Lulucast 2.0 #37 | Vamos resgatar o passado?

Atuações: Paulo Victor falha e Jorge faz pênalti bobo; notas de Flamengo 1×2 Vasco

Mais uma derrota pra si mesmo

Momento perfeito para encarar o Vasco

Com ProFut Flamengo vai ter 12Mi a mais em 2016

Leandro Vuaden: arbitragem bipolar no Clássico dos Milhões

Torcida lota a Gávea para acompanhar treino aberto antes do Clássico

 

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

SIGA A GENTE NO TWITTER