Na frente do placar desde a primeira cesta, Fla bate Franca e se isola na liderança

Buscando se isolar na liderança do Novo Basquete Brasil 8, o FlaBasquete recebeu Franca na tarde desse sábado (16) em um Tijuca Tênis Clube lotado. O jogo era válido pela 2ª rodada do segundo turno da competição. Após a surpreendente vitória de Rio Claro sobre Paulistano ontem, o Flamengo assumiu a liderança do NBB e para mantê-la necessitava de uma vitória sobre a tradicional equipe paulista. Para a partida, o técnico José Neto mandou a quadra o seguinte quinteto: Rafael Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Olivinha e Jerome Meyinsse. Já Lula Ferreira, técnico francano, mandou a quadra o seguinte quinteto: Thiaguinho, Bruno, Mathias, Isaac e Antonio.

A partida começou com domínio do rubro-negro que rapidamente abriu 6 a 2 após ótima movimentação ofensiva do ataque, principalmente na área pintada. Forçando na defesa, a equipe rubro-negra provocou cinco perdas de bola por parte de Franca, a última foi uma roubada seguida de cravada por Rafael Luz, abrindo 15 a 8 e forçando tempo técnico de Lula Ferreira. Após o tempo, os comandados de Neto seguiram marcando forte e após bola de trÊs de Jason Robinson, abriram a maior vantagem na partida: 19 a 10. Mas uma corrida de 10 a 2 por parte da tradicional equipe paulista, trouxeram a vantagem para apenas um ponto, 21 a 20, mas com outra bola de três Marcelinho deu números finais ao quarto, 24 a 20. Os destaques do quarto foram Marquinhos (FLA) com 6 pontos, Schneider e Mathias (FRA) com 8 pontos.

 

Marquinhos concede entrevista após vitória:


O segundo quarto começou da mesma maneira como terminou o primeiro, com bola de três do Orgulho da Nação, dessa vez de Gegê levando o placar para 27 a 20. Franca até esboçou uma reação quando cortou a diferença para três, mas novamente o ataque rubro-negro capitaneado por Ronald Ramon tomou conta da partida e aumentou a vantagem para dez pontos, maior da partida, forçando outro tempo de Lula, 36 a 26. Após o tempo, o tetracampeão do NBB aumentou a vantagem, 39 a 26, mas permitiu que Franca cortasse duas vezes para sete pontos. A metade final do primeiro tempo foi bem fraca por parte do Flamengo, mas Franca não conseguiu aproveitar para encostar mais e o segundo quarto terminou 19 a 14 para o Orgulho da Nação, que foi para o intervalo vencendo por 43 a 34. Os destaques do quarto foi JP Batista (FLA) com 5 pontos.

A partida recomeçou devagar depois do intervalo, mas o Flamengo novamente conseguiu impôr sua defesa e com uma corrida 7 a 0, abriu 52 a 48 e forçou mais um tempo técnico de Lula Ferreira. Após o tempo, a supremacia rubro-negra continuou e os comandados de José Neto abriram 57 a 40 porém, com duas bolas de três seguidas, Franca cortou a vantagem para onze, 57 a 46. Essa vantagem se manteve até o fim do período, que terminou 64 a 53 para o FlaBasquete (21 a 19 para o Fla). Os destaques do quarto foi Meyinsse (FLA) com 9 pontos.

No último quarto, a equipe francana iniciou melhor e cortou a vantagem para apenas um dígito, 69 a 61, aproveitando os erros de ataque do rubro-negro, deixando um clima de tensão no ar. Mas não passou de um susto, pois Marquinhos colocou a bola embaixo e acabou com a festa francana, recolocando a vantagem na casa dos dois dígitos, 77 a 64, forçando mais uma vez um tempo de Lula Ferreira. Após o tempo, Marquinhos continuou decisivo e garantiu a sétima vitória consecutiva da equipe, vitória que vale a liderança isolada na competição, 83 a 73.


O Orgulho da Nação retorna às quadras no dia 20/01 às 20h no Ginásio Felipe Karam em Rio Claro, contra o Rio Claro. A partida terá transmissão do site da LNB (#NBBnaWEB) e tempo real no @MRN_CRF .

Destaques do Flamengo:

Pontos: JP Batista com 16 pontos

Rebotes: JP Batista com 9 rebotes

Assistências: Gegê com 4 assistências