Após a vitória sobre o Botafogo na última terça-feira (12), José Neto e Rafael Mineiro comentaram sobre o resultado e já projetaram o próximo confronto, que será diante do Vasco nesta sexta. Além disso, o treinador falou das oportunidades aos meninos vindo da base rubro-negra, enquanto Mineiro afirmou que está feliz por voltar ao time depois de lesão.

Depois de ficar fora dos primeiros jogos do Campeonato Estadual, Rafael Mineiro está de volta ao elenco rubro-negro. “Ficamos sempre um pouco ansiosos, um pouco nervoso para voltar de lesão. Mas não senti nada, faz uma semana que voltei a treinar com o time, me senti melhor. Ritmo de jogo ainda falta bastante, ainda estou tentando correr atrás disso porque é difícil, acredito que só com o tempo mesmo. Estou feliz, sem dor, sem nada e acredito que nessas próximas semanas eu possa me recuperar melhor e ajudar mais o Flamengo“, comentou Mineiro. “Já tem uma semana que estou treinando normalmente com eles, é lógico que tem que trabalhar um pouco mais e é isso que vou fazer nessas próximas semanas fora de quadra para tentar recuperar e igualar os outros“, completou.

José Neto aproveitou para elogiar o jogador e falar sobre seu retorno: “O Mineiro é um jogador importantíssimo para o elenco. É um jogador bastante versátil, que atua de uma maneira que eu gosto muito. É agressivo, ataca bastante quando está na defesa. Gosto de jogar assim, com a defesa atacando e ele tem essa característica. Ele tem essa característica e todo jogador que volta para fortalecer o nosso elenco é sempre útil, como é o caso do Mineiro”.

O treinador comentou sobre a oportunidade que tem dado aos jovens talentos do elenco, que tem ajudado bastante a equipe durante o Estadual. “É o que eu sempre falo para eles, às vezes na dificuldade surge à oportunidade e eles têm que estar preparados. O sonho deles é jogar no time adulto, é isso que eles querem e para muito deles é a primeira vez. Eu sempre digo que nada é da noite para o dia, tem que ser no dia a dia. Esses meninos nunca jogaram no adulto, estão tendo a oportunidade agora de jogam num time que tem a expectativa alta, mas essa é a condição que temos hoje, acho que isso tem que estar muito claro e para nós está bem claro. Vamos pouco a pouco melhorando com os recursos que temos”, afirmou José Neto.

Neto explicou que o objetivo do Flamengo está bem definido na temporada: “Nesse jogo contra o Botafogo, falei para eles que o foco era a gente sair com a vitória para que pudéssemos depender de nós mesmos para ter a primeira colocação na fase de classificação. Então estaremos preparados para a próxima partida contra a equipe que hoje está na nossa frente e espero que possamos vencer pela diferença que pontos que eles têm e ter o mando de quadra nas finais”. “Sempre falamos que o nosso início não seria o ideal. Infelizmente tivemos uma derrota, a primeira nos cinco anos que estou aqui no Campeonato Carioca. Temos que pensar sempre no que tem pela frente. Está muito claro nosso foco, a gente sabe o que quer. Ele está em um objetivo, não apenas em um time. Não está em uma coisa só, está bem localizado na disputa dos títulos que a gente tem e vamos trabalhar para isso. Vamos procurar recursos para consigamos atingir nossos objetivos”, completou o treinador.


Mineiro também falou sobre o duelo contra o Vasco, que terá torcida única e vascaína: “Jogar contra o Vasco é sempre difícil. Com a nossa torcida dá um ânimo a mais, mas quando entra em quadra tem que esquecer. O Flamengo já mostrou várias vezes que pode superar essa situação, ganhando fora de casa contra grandes equipes. Estamos mais acostumados com a quadra do que eles, então temos que estar bem concentrados para que o resultado seja melhor do que o anterior“.

Ricardo Fischer, que saiu lesionado do último jogo diante do Macaé, ainda é dúvida para o confronto diante do Vasco. “Nosso foco não é em nenhuma equipe, é no nosso trabalho e disputar o título. Essa última partida não tira essas possibilidades, nem da gente fazer nosso trabalho nem de brigar pelo título. Teremos que ser bastante cautelosos, o Fischer foi poupado por decisão dos médicos e vai passar por outra avaliação. Quando ele foi contratado nós sabíamos dessa condição, isso foi esclarecido. Pelo excelente trabalho que ele vem fazendo e pelo trabalho do DM e da preparação física ele voltou até um pouco antes. Nem acreditávamos que ele fosse jogar no Carioca, então todos estavam cientes disso sobre ele. Se tiver condições vai jogar, se não vamos continuar trabalhando para que ele seja útil durante a temporada“, afirmou Neto.

 

*Foto: Gilvan de Souza/Flamengo