logo ninho da nação

André Amaral (@Ninhodanacao)

O atual bicampeão brasileiro Flamengo terá que quebrar um tabu para buscar o seu quinto título brasileiro de basquete pois, em todas suas conquistas, terminou em primeiro lugar na fase de classificação.

No último nacional organizado pela CBB, em 2008, o Flamengo terminou em primeiro na fase de classificação e conquistou o título derrotando o então Universo/BRB, hoje Brasília.

Em 2009, no primeiro NBB, novamente o Rubro Negro terminou a fase regular em primeiro lugar e conquistou o bicampeonato ao derrotar novamente a equipe candanga.

Nos três anos seguintes, três títulos do Brasília. Em 2010 o Flamengo terminou na segunda colocação na fase de classificação e foi vice-campeão. Depois foi quarto lugar em dois campeonatos seguidos: 2011 e 2012, sendo eliminado na semifinal em ambos: 2011 foi varrido por Franca (3 x 0) e em 2012 uma sofrida eliminação para São José (3 x 2).

Já em 2013 e 2014 o time voltou a liderar a fase de classificação e conquistou os dois NBB contra Uberlândia e Paulistano.


Para ganhar o NBB, além da garra dos jogadores em quadra, Flamengo de Olivinha vai precisar demais que a torcida lote os jogos. (Foto: Site Oficial)

Para ganhar o NBB, além da garra dos jogadores em quadra, Flamengo de Olivinha vai precisar demais que a torcida lote os jogos. (Foto: Site Oficial)

Nesta temporada o Flamengo encerrou a fase regular em terceiro lugar e vive uma sequência de incríveis 12 vitórias seguidas. Foram cinco derrotas dentro de quadra e um no tapetão no primeiro turno, já no segundo turno perdeu apenas para o líder Bauru.

Agora a equipe de José Neto se prepara para enfrentar São José ou Paulistano. Neste NBB o Rubro Negro venceu os quatro jogos que disputou contra as duas equipes paulistas.

Na história, fez 27 jogos contra São José com 20 vitórias. Já contra o Paulistano são 20 partidas e 19 vitórias.

A série está empatada em 1 x 1. O Flamengo esteve em todas semifinais nos últimos campeonatos.