Buscando deixar a classificação bem encaminhada, o FlaBasquete enfrentou o Correcaminos de Colón (PAN) pela segunda rodada do Grupo F (Fase Semifinal) da Liga das Américas, em Barquisimeto (VEN). Após a grande vitória no clássico contra o Brasília, o técnico José Neto repetiu a escalação titular: Rafael Luz, Marquinhos, Jason Robinson, Rafael Mineiro e Jerome Meyinsse. Já o italiano Marcelo Signorelli escalou o seguinte time do Correcaminos, que precisava vencer para não ser eliminado: Danilo Pinnock, Omar Reed, Reginald Larry, Christopher Moss e Trevor Gaskins. 

Marcelinho Machado foi o melhor em quadra pelo lado rubro-negro nessa noite de sábado (27) (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Marcelinho Machado foi o melhor em quadra pelo lado rubro-negro nessa noite de sábado (27) (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

A partida começou com um lindo toco de Meyinsse em Larry, mas o pivô americano cometeu duas faltas em um minuto e teve que ser substituído por JP Batista. A partir disso, o Flamengo contou com um bom início de Rafa Luz para abrir 5 a 2. Com grande ajuda de JP na defesa e no ataque, o Rubro-Negro manteve essa vantagem, 13 a 10, até o primeiro pedido de tempo de Marcelo Signorelli. Após o tempo, JP Batista seguiu sua ótima partida e anotou quatro pontos seguidos, fazendo com que o Mengão abrisse sua maior vantagem na partida, 17 a 12. Marcelinho, assim como ontem, anotou uma linda cesta de três no estouro do relógio dando números finais ao quarto: 20 a 14. Os destaques do quarto foram Christopher Moss (COR) com 4 rebotes e JP Batista (FLA) com 8 pontos e 5 rebotes.

O segundo período começou com uma bola de três de Olivinha abrindo nove pontos, 23 a 14, mas com uma corrida de 9 a 2, a equipe panamenha cortou a desvantagem para dois pontos, 25 a 23, forçando o primeiro tempo de Neto. Após o tempo, o Correcaminos continuou com uma defesa muito boa e virou a partida em 30 a 28. Depois de incríveis três minutos sem pontuar, Ramon virou novamente a partida em outra bola de três, 31 a 30. Os panamenhos tomaram a dianteira do placar novamente e foram para o intervalo vencendo por 36 a 35 (Correcaminos 22 a 15 no quarto). Os destaques do período foram Ronald Ramon (FLA) com 3 assistências, Trevor Gaskins (COR) com 5 assistências e Oglivie (COR) com 7 pontos.

 

JP também foi um dos destaques da equipe na sofrida vitória sobre a equipe panamenha (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

JP também foi um dos destaques da equipe na sofrida vitória sobre a equipe panamenha
(photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Américas)

Na volta do intervalo, o rubro-negro chegou a empatar a partida em 39, mas viu a equipe de Colón abriu sua maior vantagem na partida, 49 a 41, forçando outro tempo do Neto. Após o tempo, Gaskins e Larry anotaram mais dois pontos e o Correcaminos abriu a maior vantagem da partida, 54 a 41, até que o Mengo voltou a acordar e com uma corrida de 8 a 2, cortou a diferença para sete pontos, 56 a 49, e foi assim até o fim do período, que terminou 61 a 53 para a equipe panamenha (25 a 18 no quarto).

No último quarto, o Mais Querido enfim acordou e conseguiu cortar a diferença para um ponto e mesmo jogando muito mal conseguiu se manter na partida graças às boas partidas de JP Batista no jogo interno e Marcelinho nas bolas do perimêtro. Após dois pontos de Mineiro, o FlaBasquete cortou novamente a vantagem para um ponto, 72 a 71, e Signorelli parou o jogo novamente. Após o tempo, Marcelinho continou “on fire” e virou a partida e JP abriu mais ainda, forçando o último tempo do italiano Signorelli, 76 a 72. Após o tempo, o camisa 4 continuou sendo o melhor da equipe e, com game winner de Jason Robinson, o Orgulho da Nação venceu a segunda partida e praticamente garantiu a vaga no Final Four. Flamengo 84 x 83 Correcaminos de Colón.


O próximo compromisso do Orgulho da Nação será amanhã às 21h contra o Guaros de Lara (VEN). A partida terá transmissão do Sportv e tempo real do @MRN_CRF

Destaques do Flamengo:

Pontos: Marcelinho Machado com 21 pontos

Rebotes: Rafael Mineiro com 10 rebotes

Assistências: Ronald Ramon com 8 assistências