O Flamengo saiu na frente na série final do Campeonato Carioca de Basquete. Em duelo disputado na Gávea e com portões fechados nesta segunda-feira (24), o Mais Querido fez confronto bem equilibrado diante do Vasco, mas conseguiu sair com a vantagem e já tentará levar a taça no próximo jogo, quarta, ainda sem local e horário definidos.

Os dois primeiros quartos mostraram exatamente como seria o restante do jogo. Com muito equilíbrio, as equipes ficaram grudadas no placar e poucas vezes abriram vantagens, perdendo a distância logo depois. Sem torcida presente, o Flamengo começou pecando na marcação e errando bolas fáceis no ataque, desperdiçando a chance de sair na frente do placar nos dois períodos, terminando um ponto atrás em ambos. Graças às falhas, José Neto foi para o intervalo sabendo que precisava colocar o time de volta ao jogo e rápido.

No segundo tempo, Marcelinho chamou a responsabilidade e simplesmente destruiu em quadra. Se até o intervalo ele tinha apenas oito pontos no jogo, o capitão usou sua experiência para desequilibrar o adversário e, com muita habilidade, acertou seis bolas de três pontos, garantindo a vantagem do Flamengo nos minutos finais.

O terceiro quarto foi, de longe, o mais equilibrado. Os dois times se esforçaram bastante e acabaram errando na mesma proporção, o que deixou o confronto igualado. Enquanto o Flamengo apostava em JP Batista e Marquinhos além de Marcelinho, o Vasco tinha Murilo em ótimo momento e o placar do período terminou em 64 a 64.

Do outro lado, o Vasco começou a sentir a pressão rubro-negra e, mesmo muito próximo no placar, abusou das faltas, o que deu ao Flamengo a chance de continuar na frente. A partida seguiu com muita disputa nos dois últimos períodos e, ponto a ponto, as equipes buscavam a vantagem na série final. Porém, com Marcelinho inspirado e José Neto encaixando bem os jovens talentos em quadra, o Mais Querido conseguiu segurar a vantagem e saiu com a vitória por 89 a 87.


FICHA TÉCNICA

Flamengo 89×87 Vasco

Campeonato Carioca de Basquete – Jogo 1 da série final

Data: 24/10/2016

Horário: 21h (de Brasília)

Local: Ginásio Hélio Maurício, Gávea (RJ)

Destaques: Marcelinho: 31 pontos; JP Batista: 18 pontos; Marquinhos: 14 pontos; Ronald Ramon: 11 pontos

Parciais: 23×25; 44×45; 64 a 64; 89 a 87

 

*Foto: Gilvan de Souza / Flamengo