Os confrontos da primeira fase da Liga das Américas 2016 já estão definidos. O Flamengo enfrenta o campeão do Panamá – a final está acontecendo entre Correcaminos e Toros –, G.E Comodoro (ARG) e Aguilas de Tunja (COL) nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e jogará na Cidade de Panamá ou em Colón, Panamá. Além do Fla, Mogi, Bauru (atual campeão) e Brasília (acaba de ganhar a vaga por vencer a liga sul-americana) representam o Brasil nesta edição.

A Fase de Grupos é jogada por quatro times em quatro grupos diferentes (A, B, C e D). Os dois melhores passam para a Semifinal. Nesta fase, os oito classificados se dividem em dois grupos de quatro novamente, no mesmo esquema da anterior. Mais uma vez, os dois primeiros de cada grupo avançam e disputam o Final Four, ou seja, a fase final. O primeiro de cada grupo enfrentará o segundo do outro. Os ganhadores vão para a final competir pelo título e os perdedores disputam o terceiro lugar.

Essa é a nona edição da competição que já teve quatro diferentes campeões brasileiros. Além do Orgulho da Nação, Brasília (2009), Pinheiros (2013) e Bauru (2015) já levantaram o troféu. Argentinos (Peñarol em 2008 e 2010 e Regatas Corrientes em 2011) e mexicanos (Pioneros em 2012) também já comemoraram.

A FIBA Américas puniu a Federação Mexicana de Basquete e, por isso, as equipes mexicanas Pioneros de Quintana Roo – que tirou o Flamengo da final no ano passado – e Soles de Mexicalli estão suspensas da Liga das Américas 2016. A competição tem início em Janeiro de 2016 e termina em Março.

Confira os grupos:


Grupo A (15-17 de Janeiro em Santiago de los Caballeros, República Dominicana)

Metros (República Dominicana)

Mogi (Brasil)

Malvin (Uruguai)

Leones (Chile)

Grupo B (22-24 de Janeiro em Santiago del Estero, Argentina)

Quimsa (Argentina)

Bauru (Brasil)

Marino (Venezuela)

Toros (Nicarágua)

Grupo C (29-31 de Janeiro na Cidade do Panamá ou Colon, Panamá)

Campeão do Panamá (Correcaminos ou Toros)

Flamengo (Brasil)

Comodoro (Argentina)

Aguilas de Tunja (Colômbia)

Grupo D (5-7 de Fevereiro em Barquisimeto, Venezuela)

Guaros (Venezuela)

Brasilia (Brasil)

Capitanes (Porto Rico)

Capitalinos (Cuba)