No ginásio Hélio Maurício lotado, o Flamengo recebeu o Rio Claro pela 3ª rodada do Novo Basquete Brasil 8. Buscando a segunda vitória na competição, o técnico José Neto mandou a quadra o seguinte quinteto: Gegê, Marquinhos, Rafael Mineiro, JP Batista e Jason Robinson. Já pelo lado do Rio Claro, a equipe escolhida pelo técnico Marcelo Tamião foi: Tatu, Dedé, Guilherme Deodato, Guilherme Teichmann e Daniel Alemão.

No primeiro quarto, o Rio Claro começou melhor e aproveitando os muitos erros ofensivos do rubro-negro, colocou 9 a 6 de frente com quatro minutos de jogo. Na metade do quarto inicial, a vantagem da equipe paulista já era de oito pontos, 16 a 8. Com grande participação de JP Batista, o FlaBasquete passou a frente no placar faltando dois minutos, 22 a 21. Mas na última bola do quarto, Caio acertou uma bola de três e colocou o Rio Claro na frente, 28 a 27. Destaques do quarto foram JP Batista (FLA) que anotou doze pontos, e Dedé (RCA) com sete pontos.

O segundo quarto começou da mesma maneira que acabou o primeiro, com bola de três pontos de Caio para a equipe paulista, mas duas cestas seguidas do rubro-negro empataram o jogo em 31, e forçaram o primeiro pedido de tempo de Marcelo Tamião. Após o pedido de tempo, Rafael Mineiro fez cinco pontos consecutivos, e o FlaBasquete abriu 36 a 31. Aí começou o show de Meyinsse, que anotou sete pontos seguidos, explodindo a torcida, e fez com que a vantagem passasse aumentasse para 45 a 33, forçando mais um tempo de Tamião. Após a parada, o Flamengo continuou melhor e foi para o intervalo com a partida quase definida, 54 a 38, com arrasadores 27 a 10 no segundo quarto. Destaques do quarto foram Meyinsse (FLA) com nove pontos e cinco rebotes e Rafael Luz (FLA) com quatro assistências.

Na volta do intervalo, o Rio Claro fez quatro pontos seguidos, mas logo depois o rubro-negro anotou cinco pontos seguidos, e aumentou a vantagem para 17, 59 a 42, e essa vantagem foi até o último minuto do quarto, quando o Rio Claro cortou em dois pontos a desvantagem, 72 a 57 (a equipe paulista venceu o quarto por 19 a 18). Destaques para Tatu (RCA) que anotou seis pontos no quarto e Jason Robinson (FLA) que anotou cinco pontos.

No último quarto, o rubro-negro voltou melhor e pela primeira vez na partida, abriu 20 pontos de vantagem, 85 a 65, forçando o Tamião a parar o jogo. Após a parada, a vantagem foi ampliada para 24 pontos, forçando mais um tempo de Tamião, 89 a 65. Após o tempo, o Flamengo continuou arrasador até o fim da partida. Flamengo 102 x 70 Rio Claro.


A próxima partida do Orgulho da Nação é contra a Liga Sorocabana, no ginásio Gualberto Moreira em Sorocaba, dia 18/11 às 20h.

Destaques:

Flamengo:

Pontos: JP Batista com 26 pontos

Asistências: Rafael Luz com 6 assistências

Rebotes: Jerome Meyinsse, Marcelinho, Marquinhos e JP Batista com 5 rebotes

Rio Claro:

Pontos: Dedé com 15 pontos

Assistências: Tatu com 5 assistências

Rebotes: Teichmann com 5 rebotes