ASSIM FAREMOS

 

Ontem à noite encerrou-se o prazo para as inscrições de novas candidaturas a presidência do Clube de Regatas do Flamengo. Então teremos três chapas concorrendo para o próximo triênio 2016-2018: Chapa Branca, com Cacau Cotta e Paulo Cézar Ribeiro; Chapa Azul, com Eduardo Bandeira de Mello e Maurício Gomes de Mattos; e Chapa Verde, com Wallim Vasconcellos e Rodolfo Landim.

O Mundo Rubro Negro foi pensado desde o início como uma alternativa aos portais de notícias tradicionais. Não se trata de soberba achar que podemos substituí-los como principal veículo de informação sobre o Flamengo. Trata-se de convicção. E assim, desde agosto de 2014 eu venho buscando fazer o possível para que isso ocorra. Em 20 de janeiro de 2015 nós inauguramos o site e desde então estou aprendendo a coordenar as equipes de blogueiros e as equipes de informação jornalística.

Além disso, temos que lidar com toda a parte de infraestrutura, planejar o gerenciamento de nossas mídias sociais e por fim, buscar um aprimoramento contínuo no nosso audiovisual, visto que programas de rádio web, hangouts e vídeos bem produzidos para o nosso canal no YouTube fazem parte dos planos de maneira muito efetiva.

Estamos desde janeiro deste ano, portanto, tentando organizar o site. Melhorar cada vez mais a equipe de estudantes e jornalistas do MRN Informação e dar totais condições para os blogueiros do MRN Blogs. Para que o eleitor entenda melhor o que foi dito acima: O site tem 5 colunas de sustentação, que chamamos Pilares, e são elas:

 

A plataforma de Blogs denominada MRN Blogs
A equipe de jornalismo MRN Informação
O projeto Blogueiros da Nação
Redes Sociais
Projetos audiovisuais

 

Depois desse breve esclarecimento sobre nossa estrutura, voltemos para as eleições. É hora de declarar os 5 Princípios da nossa cobertura. Eles envolvem dois desses Pilares que apresentamos: o MRN Informação e o MRN Blogs. E, apenas indiretamente, os outros três.

MRN INFORMAÇÃO

Princípio 1 – O MRN Informação será imparcial, não tem cor, não tem partido, chapa, preferência política. E quem vai garantir essa imparcialidade sou eu, Diogo Almeida, editor-chefe do mundorubronegro.com, guiado pelos próximos Princìpios.

Princípio 2 – Nenhuma notícia que configure acusação será publicada sem que seja ouvida a parte acusada. O sagrado espaço do site não será picadeiro para campanhas que utilizem ataques, sejam eles de que ordem forem. Claro que não ficaremos alheios, vamos apurar a denúncia em questão e todas as partes envolvidas terão o direito de resposta, basta que respondam nossa chamado. Com isso, acredito que atenderemos bem nossos leitores.

Princípio 3 – O período de campanha anterior a este comunicado foi um importante campo de experimentações pra mim. Percebi facilmente o quanto somos queridos a determinados leitores quando a notícia lhes agrada e o quanto somos defenestrados quando nosso texto é um apócrifo perante as ideias preconcebidas. Afinal, como disse Alexandre Dumas (o filho ou o pai?), as opiniões são como os pregos; quanto mais se martelam, mais se enterram.

Então: Os colaboradores do MRN Informação não devem entrar em controvérsias públicas. Não vamos responder ou interagir. Nos desculpem. No máximo vamos linkar este texto para que o incauto tenha a oportunidade de entender como estamos fazendo nossa campanha.

Princípio 4 – Sobre a cobertura em si. Eu decidi que não vamos fazer nenhuma transmissão de microfone aberto para os candidatos. Primeiro por que muitos competentes amigos já estão fazendo este tipo de abordagem, contribuindo, desta maneira para o debate eleitoral. Segundo, devo preservar o Princípio 1 adotado. Claro que é uma decisão estranha, não usual. Sim, é. Mas somos o Mundo Rubro Negro, nossa marca sempre será a autenticidade. Candidatos e pessoas ligadas às candidaturas responderão nossas perguntas, e nada mais do que nossas perguntas. E nada mais do que as respostas das nossas perguntas serão publicadas.

Em resumo: Não faremos transmissões ao vivo nem faremos qualquer programa editado de áudio e vídeo na coberturas das eleições.

MRN BLOGS

O MRN Blogs é uma plataforma de blogs. Ainda não tivemos a oportunidade e o dinheiro para investir na customização dos blogs de maneira eficiente, de forma a dar um caráter único e personalizado para o espaço de cada blogueiro. Todavia, o MRN Blogs ainda é, de maneira conceitual, uma plataforma de blogs igual a qualquer conjunto de blogs visto nos portais Internet afora. Lembrando que muitos blogueiros estão com a gente desde a fase embrionária do projeto e vieram com a gente para o site. A seleção para novos blogueiros continua normalmente dentro dos parâmetros estabelecidos.

Princípio 5 – Os blogueiros do MRN Blogs estão absolutamente livres para produzir qualquer coisa sobre política. O que determinado colunista de um blog escreve não atinge a imparcialidade do Mundo Rubro Negro enquanto instituição pública de informação, opinião e entretenimento. Independente das pessoas envolvidas hoje no Mundo Rubro Negro, o site é um empreendimento que visa a perenidade (como qualquer empresa) e por conta disso, o MRN — pessoa jurídica — está dentro de algo por mim chamado de campo da incolumidade.

Sei que muitos não conseguirão distinguir bem essas linhas divisórias. Quando um blogueiro escrever expressando seu ponto de vista, muita gente vai xingar o site. E quanto a isso eu só posso lamentar e esperar que os processos democráticos no Flamengo, um reflexo do Brasil, possam evoluir e junto elevar a discussão também na Internet.

 

 

Diogo Almeida

Twitter: @DidaZico

Email: [email protected]

“A perplexidade é o início do conhecimento”.
―Khalil Gibran