O primeiro jogo de futebol profissional da Arena Botafogo será do time da casa contra o Mais Querido do Brasil, no dia 16 de julho, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o primeiro clássico carioca disputado no Brasileirão 2016 no município do Rio de Janeiro, visto que o Maracanã e o Engenhão estão disponibilizados para as Olimpíadas.

A informação foi confirmada por Manoel Flores, diretor geral de competições da CBF. Para conceder autorização da partida, a Confederação recebeu laudos do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), bombeiros e vigilância sanitária. Além de uma inspeção da Polícia Militar que afirmou que neste primeiro jogo, a capacidade do estádio será de pouco mais de 17 mil espectadores. Apenas 1.622 deles serão disponibilizados à torcida rubro-negra.

O comandante do Gepe (Grupamento Especial de Policiamentos em Estádios), Major Silvio Luis, afirmou que todas as exigências foram cumpridas e não há nenhum impeditivo para que aconteçam clássicos na Arena. Vale lembrar que o Fluminense está apto a negociações pelo estádio, já o Flamengo, pelo imbróglio jurídico do caso Willian Arão não deve ter a mesma oportunidade.

A Arena Botafogo, na verdade, é o Estádio Luso Brasileiro, da Portuguesa da Ilha do Governador. Em parceria com o alvinegro, os donos da casa cederam o estádio, que foi reformado e recebeu investimentos, até dezembro.

Crédito imagem destacada: Foto: Divulgação/Site Oficial