Grande destaque e artilheiro do Flamengo na atual edição da Copinha, o atacante Vinícius Júnior, de 16 anos, foi decisivo mais uma vez, desta vez como garçom, e comandou a goleada de 6×0 do Flamengo contra o Nacional-SP, que classificou o time à terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Vinicius, que havia começado como titular pela primeira vez na última partida num jogo em que o técnico Gilmar Popoca resolveu poupar alguns jogadores, desta vez ganhou a vaga no time titular. Popoca mudou o esquema das primeiras partidas e saiu jogando com três volantes – Hugo Moura foi a novidade no time titular. Com isso, Gabriel Silva e Lucas Silva perderam as vagas no time titular.

Na terceira fase, o Flamengo volta a enfrentar o São Caetano, adversário na única partida em que o rubro-negro não venceu até aqui na competição – empatou em 1×1 na última rodada da primeira fase. O time paulista eliminou o Goiás.

O JOGO

Antes do jogo começar, o técnico Gilmar Popoca disse que seria preciso paciência para furar a retranca do Nacional. Dentro de campo, porém, a história foi outra: o Flamengo precisou de apenas três minutos para abrir o placar, em uma cabeçada do lateral-direito Kléber – o segundo gol de cabeça do baixinho na competição.

A partir daí, começou o show de assistências de Vinícius Júnior. A primeira veio após uma jogada fenomenal na linha de fundo em que parecia que o campo tinha acabado. Vinicius driblou dois na linha de fundo e rolou para Moraes, num belo chute, fazer o segundo.

– Aquele gol ali foi um “doce” pra mim, né? Mas graças a Deus eu consegui uma boa finalização e fazer o gol – disse Moraes ao fim do jogo.

No terceiro gol, Vinicius encontrou Patrick, que não vinha bem no jogo, e o camisa 10, um dos remanescentes do time campeão do ano passado, marcou seu segundo gol na competição, o primeiro com a bola rolando. O gol recolocou Patrick no jogo, e ele fez um belo lançamento para Vinicius, que ganhou na corrida e rolou para Lincoln marcar o seu primeiro gol na competição. O jogador, que a exemplo de Vinicius tem 16 anos, costuma ser artilheiro nas competições que disputa mas não vinha conseguindo balançar as redes na Copinha.

A bela atuação de Vinicius chamou atenção até fora do Brasil, como mostra esse tweet de um jornalista espanhol.

Durante a transmissão na ESPN Brasil, o jornalista Mauro Cezar Pereira disse que o Barcelona já demonstrou interesse pelo jogador, cuja multa rescisória está na casa de 30 milhões de euros.

No retorno para o segundo tempo, o time, com a perspectiva de voltar a campo na sexta-feira, parecia mais focado em se poupar e não forçava tanto as jogadas. Então o técnico rubro-negro, após mexer no intervalo, tirando Théo e colocando Vinicius Souza, entrou em ação mais uma vez e fez, aos quinze minutos, duas mexidas de uma vez. Colocou João Pedro e Lucas Silva nos lugares de Jean Lucas e Patrick, fazendo com que o time passasse a tentar mais jogadas no ataque.

E foram eles os autores dos dois últimos gols do Flamengo no jogo, após o Nacional ficar com um jogador a menos. João Pedro, de cabeça, marcou o quinto. Lucas Silva, artilheiro do sub-20 em 2016, enfim desencantou na Copinha e fez o sexto.

 
O que você pensa sobre isso?


Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN

Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.