O Flamengo, ao longo da temporada, emprestou vários atletas para desafogar a folha e enxugar o elenco, abrindo espaço para o surgimento de atletas da base e contratações de novos jogadores.


Em junho, o Mundo Rubro Negro trouxe uma relação de como estavam os jogadores cedidos a outros clubes por empréstimo. Com o fim da temporada chegando, atualizamos o ano de cada um dos atletas.

CAFU

Cafu em coletiva de apresentação no Ceará

Ainda em junho, o ponta esquerda Cafu foi emprestado ao Ceará para a disputa da Série B no Brasileirão.

Campeão da Copinha em 2016, Cafu teve algumas oportunidades no primeiro semestre do ano, participando de jogos tanto do Carioca quanto da Primeira Liga. Foi titular, inclusive, em um clássico contra o Fluminense.

Sem espaço após chegadas de Geuvânio e Everton Ribeiro, foi emprestado ao alvinegro cearense até o fim da temporada. Logo que chegou, participou de 15 partidas em sequência, sete como titular, marcando um gol na vitória por 3 a 1 sobre o Criciúma.

O momento, no entanto, não é dos melhores. Já são nove rodadas sem entrar em campo pela segunda divisão, jogando apenas os dois duelos contra o Fortaleza pela Copa Fares Lopes.

Empréstimo até: 31/12/2017

DOUGLAS BAGGIO

Baggio durante sua apresentação no Luverdense

O atacante, que foi fenômeno na base, teve um início de ano complicado. Emprestado ao Ceará, disputou apenas sete jogos e marcou um gol, na sua estreia contra o Maranguape. Ainda em março voltou ao Flamengo.

Poucos dias depois, foi emprestado para o Luverdense, onde jogou 39 partidas e marcou apenas quatro gols em 2016. Neste ano o bom número de aparições se mantém, assim como a péssima marca de gols feitos. Tem os mesmos 39 jogos – 32 pelo time mato grossense, sendo 21 como titular – e dois gols a menos que no ano anterior. Ganhou dois títulos por lá, com o último sendo a Copa Verde de 2017.

Baggio tenta ser o grande artilheiro dos tempos entre os juniores. Enquanto isso não acontece, tem a confiança do Luverdense, que ainda luta pela manutenção na Série B.

Empréstimo até: 31/12/2017

HÉCTOR CANTEROS

Canteros já atuou contra o Flamengo com a camisa da Chape

O meia argentino esteve emprestado ao Vélez Sarsfield no período entre agosto de 2016 e junho de 2017. Pelo clube que o revelou, foram 14 jogos (11 como titular), nenhum gol marcado, e a mesma inconsistência que o fez perder espaço no Flamengo.

De volta ao Fla, ficou dois meses treinando no Ninho do Urubu até ser emprestado para a Chapecoense, onde joga ao lado de Luiz Antônio, também atleta do rubro-negro. Pela Chape são 10 jogos, sendo nove como titular e tendo anotado um gol e uma assistência contra Atlético Mineiro e Cruzeiro respectivamente. O desempenho é regular, mas nivelado não muito por cima, apesar de ter dado uma boa saída de bola ao meio-campo do clube catarinense.

Empréstimo até: 21/05/2018

JAJÁ

Jajá em ação pelo Vila Nova (Foto: Nuno Guimarães)

Após um 2016 com boas oportunidades pelo Avaí, Jajá foi emprestado ao Tombense no início deste ano, onde jogou apenas uma vez, curiosamente contra um Villa Nova, só que o mineiro.

De volta ao Fla em maio, foi emprestado ao Vila Nova (de Goiás) para a disputa da Série B. Porém, ao contrário do que aconteceu pelo Avaí, tem tido poucas oportunidades. Foram apenas cinco jogos, sendo dois como titular.

Jajá não é sequer relacionado desde junho, mesmo mês em que jogou pela última vez. O clube goiano ainda luta pelo acesso. Caso consiga o feito, será a segunda vez consecutiva em que o jogador fez parte de um elenco que subiu para a elite do futebol nacional.

Empréstimo até: 30/11/2017

JONAS

Jonas comemora golaço contra o Avaí

Desde 2015 no Fla, o volante Jonas esteve emprestado nas duas últimas temporadas. Em 2016 teve passagens pela Ponte Preta e pelo Dínamo Zagreb, da Croácia, onde foi titular absoluto e participou da Liga dos Campeões.

Está emprestado ao Coritiba desde o início de 2017. São 32 jogos pelo clube paranaense, sendo 26 como titular. Recentemente marcou um golaço na goleada por 4 a 0 sobre o Avaí.

Titular absoluto nesta reta final de Brasileirão, tenta ajudar o Coxa a se manter da Série A do campeonato.

Empréstimo até: 31/12/2017

LÉO MORAIS

Léo Morais apresentado pelo Coritiba (Foto: Daniel Malucelli)

O lateral pertence ao Flamengo desde 2014, mas não consegue repetir as boas exibições que o destacaram no Atlético Paranaense, clube para o qual esteve emprestado até maio de 2017.

Voltou ao Fla após ser afastado pelo Furacão sob acusações de práticas antidesportivas e má vontade. Logo foi emprestado para o Coritiba. Titular absoluto, soma 19 partidas pelo Coxa.

Tem contrato com o Fla até o fim de 2018.

Empréstimo até: 31/12/2017

LUIZ ANTÔNIO

Luiz Antônio comemora gol importante pela Libertadores

Hoje jogando ao lado de Canteros, Luiz Antônio, campeão da Copinha de 2011, foi emprestado à Chapecoense no início de 2017, uma ajuda do Fla na remontada do elenco do “Indião” após o trágico acidente que está prestes a completar um ano.

Desde então, Luiz tem sido uma das principais peças da equipe. São 54 jogos neste ano, sendo 43 como titular, e sete gols marcados, um deles na vitória por 1 a 2 sobre o Zulia, na Libertadores. Recentemente marcou o gol da vitória contra o Atlético Mineiro em pleno Independência.

Com mais uma boa temporada, assim como foi a de 2016 com a camisa do Bahia, Luiz Antônio pode assinar definitivamente com a Chapecoense, já que o seu contrato se encerra ao fim do empréstimo.

Empréstimo até: 31/12/2017

MATHEUS TRINDADE

Trindade passou rapidamente pelo Ceará

O 2017 de Matheus Trindade foi frenético. Nos três primeiros meses do ano ele defendeu o Ceará, onde jogou apenas três partidas pelo Campeonato Cearense. Em maio foi emprestado para o GO Audax, ficou lá por três meses e disputou Copa Paulista e Série D, somando nove aparições.

Rapidamente foi emprestado para o Jamshedpur FC, clube indiano fundado em maio de 2017. Desde setembro por lá, está em pré-temporada, pois a Super Liga Indiana só começa no próximo dia 18.

Empréstimo até: 31/05/2018

MURALHA

Luiz Philipe “Muralha” com a camisa do Pohang Steelers

Outro atleta da geração que conquistou o bicampeonato da Copa São Paulo em 2011, Luiz Philipe, mais conhecido por Muralha, não joga pelo Flamengo desde 2014.

Desde julho do ano passado defende o Pohang Steelers, time sul-coreano. Já soma 53 jogos pelo clube, dos quais 33 foram em 2017. No próximo dia 18 tem a última partida da equipe sul-coreana no ano.

Seu contrato com o Fla se encerra ao fim do empréstimo.

Empréstimo até: 31/12/2017

 

NIXON

Atacante, Nixon viveu bom momento em 2013 e 2014, quando entrou em campo 59 vezes vestindo o manto sagrado para jogar pelo time principal do Flamengo. Conseguiu ganhar a torcida com boas exibições e gols importantes, mas uma grave lesão o atrapalhou.

Nixon em treino pelo ABC (Foto: Andrei Torres/ABC)

Desde que machucou, Nixon não conseguiu mais chances pelo Fla e foi emprestado algumas vezes. Em 2016 esteve no América Mineiro, clube pelo qual disputou 12 partidas. Um ano depois tem apenas duas aparições a mais e atuou pelo RB Brasil até julho, onde marcou um gol após 806 dias, e atualmente veste a camisa do ABC, já rebaixado para a Série C.

Tem contrato com o rubro-negro até o fim de 2018.

Empréstimo até: 30/11/2017

PAULINHO

Após Vitória, Paulinho foi emprestado ao Guarani (Foto: Luciano Claudino)

Jogador que se perdeu por conta de comportamentos extra-campo, Paulinho pertence ao Flamengo desde 2013, quando chegou do XV de Piracicaba e com muita raça conquistou a Nação. Foi importante no título da Copa do Brasil daquele ano, último grande taça conquistada pelo rubro-negro.

Após o episódio do “Bonde da Stella”, o jogador, que prefere atuar pelos lados do campo, perdeu espaço e moral no Flamengo. Em 2016, passou a temporada emprestado ao Santos. Neste ano, novamente foi emprestado, e ficou até julho defendendo o Vitória, onde atuou em 36 ocasiões e marcou três gols.

Em agosto, Paulinho foi novamente cedido temporariamente, desta vez ao Guarani. O clube campineiro teve um início de Série B muito bom e caiu drasticamente de rendimento, hoje lutando para se manter na divisão. Tem apenas seis partidas pelo Bugre, e conseguiu sua vitória no último sábado, o únicos dos seis jogos em que começou no banco de reservas.

Empréstimo até: 31/12/2017

RAFAEL DUMAS

Rafael Dumas atualmente defende o Paysandu

Após rápida passagem pelo Global (Filipinas), o zagueiro Rafael Dumas esteve emprestado ao Luverdense de abril a agosto e não entrou em campo nenhuma vez. Desde agosto está no Paysandu, onde até então tem apenas quatro jogos, sendo titular em metade deles.

Empréstimo até: 30/11/2017

RAFINHA

Rafinha defende o Thai Honda, da Tailândia

Aos 24 anos, Rafinha era querido pela Nação desde a base. Com velocidade fora do comum, conquistou a torcida rubro-negra e ganhou chances no time principal, fazendo Dedé, então no Vasco e em seu auge, comer poeira após um “cadê o Rafinha?” na vitória por 2 a 4 em 2013.

Passou rapidamente de badalado a mais uma eterna promessa. Perdeu espaço, assim como outros amigos da sua geração, e acabou emprestado. Em 2014 jogou pelo Bahia, no ano seguinte vestiu as camisas do Atlético Goianiense e Daejeon Citizen (Coréia do Sul). Em 2016 passou pelo Metropolitano antes de arrumar as malas rumo a Tailândia, para jogar no Thai Honda FC.

Seu contrato com o Fla se encerra junto com o empréstimo.

Empréstimo até: 31/12/2017

RONALDO

Ronaldo em ação pelo Atlético-GO (Foto: Paulo Marcos/Assessoria ACG)

Jovem volante tão pedido pelo torcedor, Ronaldo não teve grandes oportunidades de mostrar seu futebol após ser um dos melhores jogadores da Copinha de 2016. Viu Zé Ricardo, seu treinador na base, ser efetivado como técnico da equipe principal e barrá-lo constantemente. Para a posição contava com os nomes de Cuéllar, Arão, Márcio Araújo e Rômulo como concorrentes. Fora o primeiro, todos passaram por momentos de grande oscilação e rendimentos questionáveis. Ainda assim, Ronaldo não teve chance e foi emprestado ao Atlético Goianiense para a reta final do Brasileirão.

 

Em meio a um time fraco e praticamente rebaixado, o jovem rapidamente se destacou. Logo que chegou assumiu a titularidade da posição e deu uma nova cara ao meio-campo do Dragão Campineiro. Marcou um belíssimo gol do meio-campo na 24ª rodada, na vitória por 1 a 3 sobre a Ponte Preta. Se destaca também na boa média de desarmes por jogo.

Empréstimo até: 31/12/2017

THIAGO ENNES

Thiago Ennes em ação pelo Cuiabá

Esteve emprestado ao União da Madeira, que disputa a segunda divisão do Campeonato Português, no primeiro semestre deste ano. Jogou apenas duas vezes antes de voltar ao Fla.

Em julho foi emprestado ao Cuiabá, não disputou nenhum jogo da Série C e atualmente tem jogado pela Copa FMF, que garante vaga na Copa do Brasil de 2018 para o time campeão. Tem vínculo com o Fla até fevereiro de 2019 – renovado antes da ida para o time português –, pra onde ele sonha voltar e fazer história, como disse em entrevista para o MRN.

Segundo o BIRA (Boletim Informativo de Registro dos Atletas), do site da FERJ, o empréstimo acabava no dia 22 de outubro. Ennes, no entanto, ainda está no clube cuiabano.

THIAGO SANTOS

Ponta direita, Thiago Santos teve poucas chances pelo time principal do Flamengo antes de lesão que o afastou do gramado durante muito tempo.

Após a recuperação, foi emprestado ao Mumbai City, da Índia. Há dois meses no clube está em pré-temporada. A primeira partida oficial da temporada será no próximo dia 19, pelo Campeonato Indiano.


Empréstimo até: 31/05/2018

LEIA MAIS: saiba quanto que o Flamengo tem de diretos econômicos sobre alguns desses atletas
Seja um #ApoiadorMRN! Ajude contribuindo com R$ 5, R$ 10 ou R$ 20 mensais e participe do nosso grupo exclusivo de WhatsApp e muito mais. Esta é a forma que nós temos de manter e planejar o nosso projeto como um todo. Se você possui um negócio ou serviço que precisa ser divulgado, temos planos de apoio a partir de R$ 50 mensais com publicidade no nosso site e redes sociais. Clique aqui e vire um #ApoiadorMRN: bit.ly/ApoiadorMRN
Participe da campanha especial de arrecadação para viabilizar a produção e edição de conteúdo no canal do MRN no YouTube. Doe qualquer quantia de forma rápida e segura!