Atual campeão, o Flamengo estreou com vitória no Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG), neste sábado (7), no Estádio da Gávea. Sob o comando do novo treinador, Maurício Souza, substituto de Gilmar Popoca, os Garotos do Ninho venceram o Itaboraí por 1 a 0, com gol anotado por Jean Lucas.

A vitória inicial deu ao Rubro-Negro a liderança do Grupo B, com três pontos, já que Olaria e Bangu empataram sem gols na Rua Bariri. O OPG 2017 é disputado por 16 equipes, que estão divididas em quatro grupos. Apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançam após a disputa em turno único dentro do próprio grupo. Com oito times na disputa, dois novos grupos são formados onde só avança o primeiro colocado de cada chave (jogos de ida e volta). Os dois classificados, então, disputam a final.

O Flamengo é o maior vencedor do OPG, com nove conquistas. Na segunda posição aparece o Vasco, com seis troféus. Já o Botafogo completa o pódios dos maiores vencedores, com quatro conquistas. Fluminense, Nova Iguaçu e Olaria foram campeões em duas oportunidades cada.

Depois de quase dois meses, o time sub-20 rubro-negro voltou a disputar uma partida oficial. A última aparição dos Garotos do Ninho havia acontecido na decisão do Campeonato Carioca, em agosto, quando foram derrotados nos pênaltis pelo Vasco. Desde então, os jogadores receberam férias e retornaram às atividades no dia 22 de setembro. Nesse período, os meninos iniciaram a preparação para os últimos campeonatos da temporada: Torneio OPG, e Copa RS, em dezembro.

O jogo

Atuando em casa, o Flamengo tomou a iniciativa da partida, criando boas situações de perigo já nos minutos iniciais. A primeira grande chance surgiu aos nove minutos, com Jean Lucas arriscando da entrada da área após bate e rebate. No entanto, o zagueiro adversário salvou a bola em cima da linha, impedindo o primeiro tento rubro-negro. Bem postado defensivamente, o Itaboraí conseguiu neutralizar as principais jogadas do Flamengo, que encontrou dificuldades na criação de jogadas.

Na volta do intervalo, o Mais Querido seguiu em busca do primeiro gol, enquanto o time Azulão aguardava apenas a oportunidade para contra-atacar. O Rubro-Negro quase marcou com Lucas Silva aos 14 minutos. Na jogada, Kleber cobrou escanteio, Loran desviou de cabeça e por pouco a bola não achou Lucas Silva, que estava muito perto do gol.

A insistência do Flamengo, porém, foi recompensada. No minuto 21, Bill sofreu falta próxima da entrada da área. Sem titubear, Jean Lucas pegou a bola e acertou o ângulo do goleiro alvianil. Golaço. Flamengo 1 a 0. Os Garotos do Ninho tiveram a chance de ampliar na sequência, mas desperdiçaram. E no final do jogo foi o Itaboraí quase empatou, mas o goleiro Yago fez uma grande defesa, garantindo a vitória rubro-negra.

“Foi um jogo muito difícil contra um adversário qualificado. É o início de um novo trabalho e a equipe sentiu fisicamente o longo período sem jogos. Mas podermos dar essa vitória ao professor Maurício em sua estreia no comando da categoria foi muito importante para o ganho de confiança de todos nós”, disse Jean Lucas, que complementou: “Fico muito feliz com o gol, o meu primeiro de falta com a camisa do Flamengo. É fruto de muito trabalho e treinamento diário, e espero poder fazer muitos outros daqui para a frente”, disse Jean Lucas, autor do gol da vitória do Flamengo.

Os Garotos do Ninho voltam a campo na próxima quarta-feira (11), quando enfrentam o Bangu, no Estádio Moça Bonita, às 15h (de Brasília).

Flamengo: Yago, Kleber, Bernardo, Dantas, Moraes (Ruan), Hugo Moura, Vinicius Souza, Jean Lucas, Lucas Silva, Bill (Patrick) e Loran (Jardeu). Treinador: Maurício Souza.

Foto: Rodrigo Henrique/RH Assessoria