“Já estamos avançando pouco a pouco. Meu papel é de ajudar nessa construção.”



Equipe Mundo Rubro Negro

mrn inf

O novo integrante do Conselho Diretor é o atual Diretor de Marketing do Grupo Lafarge, José Rodrigo Sabino, 42 anos. Horas após sua nomeação para o cargo que Bap deixou vago descobrimos que Sabino seguia o @MRN_CRF no Twitter! Depois de um breve contato,  já estavam entregues as 7 perguntas que o amigo leitor do MRN pode conferir abaixo.

Depois de dias no aguardo de suas respostas, elas nos foram enviadas agora há pouco para nossa Redação.

Agradecemos muito a novo VP de Marketing e desejamos toda a sorte do mundo na empreitada. Afinal, não deve ser fácil trabalhar em um departamento tão vital para as finanças do CRF, mas que, sabidamente, respira por aparelhos com verbas praticamentes inexistentes.


 

11209363_10204657232897797_1617728204060200405_n

Sabino pretende melhorar o ST para os residentes fora do Rio

 

Com seis meses para trabalhar antes do término do mandato de EBM, quais projetos receberão prioridade do departamento de marketing?

Os maiores potenciais de aumento de receita do clube estao relacionados a valorizacao dos atuais patrocinios, programa de ST, e projetos incentivados. A ideia eh focar nesses 3 pontos.

Existe a pretensão de mudanças significativas no Nação?

Existe uma oportunidade de melhora no nivel de atendimento e de aproximação com os Sócios. Outra oportunidade é aproximar ainda mais o Off Rio ao programa através de experiências fora do Rio. Por fim, um ajuste nas contra partidas de cada plano pode ser feito para gerar uma diferenciação ainda mais clara entre os planos.

O Flamengo fará ações ativação com parceiros publicitários, tais como a Jeep, Caixa, Herbalife?

Ações ja são feitas, mas cada vez mais, as ativações serão ferramentas de aproximacão e valorização das parcerias com o Flamengo. O modelo de exposição de imagem na camisa é limitado pelo próprio espaço disponível. As ativações irão permitir um aumento do nosso valor ofertado.

Quando a Sky patrocinou o time de basquete, muitas vozes na imprensa levantaram a bandeira da falta de ética. Qual será a postura do Diretor de Marketing da Lafarge?

Todos os contratos entre a Lafarge e o clube ja foram assinados lá atrás, e com contra partidas definidas. Nao teremos nenhuma renovação, novo contrato, ou extensão enquanto eu tiver participacao no CoDi, evitando assim qualquer impressão de algum tipo de conflito de interesses.

Em entrevista ao MRN, o ex-gerente de relacionamento, Fred Mourão, fez duras críticas à interface marketing/futebol. E realmente, existe uma defesa em de ações dos jogadores junto aos sócios torcedores e até mesmo em prol de interesses comerciais e publicitários. Como avançar?

Realmente existem oportunidades de melhoria, mas já se avançou nisso, e a ideia é termos cada vez mais essa aproximação do Marketing com o Futebol. Mudança de cultura é um processo, e já estamos avançando pouco a pouco. Meu papel é de ajudar nessa construção.

Flamengo é a marca de maior capilaridade do território nacional. Até os índios da Amazônia conhecem a escalação do time. Como lucrar mais com isso?

Apesar de São Paulo ser o estado mais rico e com maior visibilidade de mídia, o Flamengo á o único time realmente nacional do país, e precisamos sustentar essa posição através de uma aproximação sempre que possivel com nosso torcedor Off Rio. Essa condição nos permite realizar partidas em outros estados, obtermos os melhores patrocínios, atrairmos sócios Off Rio para o ST através de eventos e experiências, aumentar a capilaridade da nossa rede de lojas “Espaco Rubro Negro”, e claro manter a liderança em verba e audiência da TV.

Camisa mais valiosa do Brasil. Top5 da Adidas. Clube moralmente erguido. Quando a internacionalização da marca de fato vai ocorrer? Mercados sul americano e africano podem ser olhados com mais carinho?

Mesmo tendo sido avaliados recentemente como a marca mais valiosa do Brasil, ainda temos espaço para aumentar o valor da nossa marca no nosso país e nos distanciarmos ainda mais dos nossos concorrentes.

A medida que isso avançar, e que os resultados esportivos reflitam, de fato, o valor da nossa marca, montaremos nossa estrategia, e naturalmente seremos a marca da América Latina internacionalmente mais valiosa e reconhecida.