Por Diogo Almeida e Nayra M. Vieira, da Redação.

 

O que disseram as três chapas sobre a área do clube responsável por arrecadar dinheiro

 

DesafioDasChapas-01Patrocínio para 2016 é um assunto que preocupa a Nação. Com todos os grandes contratos de exposição na camisa do time de futebol terminando ao final deste ano e um cenário macroeconômico brasileiro preocupante, difícil não pensarmos na saída de alguma empresa ou diminuição do valor agregado.

Hoje o Flamengo tem a Adidas, Jeep, Viton 44, Tim e a Caixa estampando suas marcas no Manto (para saber o quanto o Flamengo arrecadou com patrocínios na camisa do time de futebol, leia este post do Blog Flamenguista Imparcial: Afinal, quanto vale o manto?). A Adidas é um caso especial: fornecedora de material esportivo, consideramos aqui como patrocinadora também, já que estampa sua marca na camisa.

Não podemos esquecer o apoio recebido por instituições destinadoras de verbas, assunto que talvez possa ser melhor representado no bloco de perguntas referentes aos esportes olímpicos. O Fla, na elogiada gestão olímpica de Póvoa/Vido conseguiu dinheiro através do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Lei de Incentivo ao Esporte; Ministério dos Esportes; Governo Federal e Confederação Brasileira de Clubes.

O Flamengo também tem patrocínios com outras formatações e para outras modalidades esportivas, como a Herbalife (estampa sua marca nos uniformes usados em treinos e fornece suplementação alimentar); Sky e Estácio (patrocinadores do Basquete); LafargeHolcim e MRS (permuta) e Furnas (patrocínio poliesportivo e em ações de inclusão socioesportivas). Também tem parcerias com a Gatorade (fornecedora de bebida), Man (ônibus), Bioleve (fornecedora de bebida), Bhama (fornecedora de cerveja) e Ipiranga (fornecedora de combustível).

Seria interessante para a torcida saber quanto o Flamengo arrecadou, ou deixou de pagar — no caso de contratos de permutas — com todos esses patrocínios ao longo destes três anos de Gestão Eduardo Bandeira de Mello para a gente ter condições de saber se ao final de 2018 a Chapa vencedora deste atual pleito melhorou os números. Também aguardamos um pronunciamento mais detalhado sobre o plano de expansão dos produtos licenciados em alguma outra pergunta nos próximos blocos de perguntas.


 

A pergunta foi:

Tendo em vista a crise na qual o país se encontra e a perspectiva de agravamento desta, o que a Chapa planeja para manter e até aumentar o valor arrecadado com patrocínios?

Todas as chapas exaltam o valor da marca Flamengo e a capacidade do clube de atrair empresas interessadas em patrociná-lo. Também citam que pretendem trabalhar para renovar os contratos.

Diferenças:
• Azul: Diz que mantém contatos com possíveis interessados que podem substituir algum patrocinador que eventualmente não renove.
• Branca: Diz que há conversas com uma empresa de Dubai e que em breve mostrará o projeto. Prioriza a montagem primeiro de um time forte.
• Verde: Reforça que sua rede de contatos pode facilitar a obtenção de novos patrocinadores, assim como já atraiu alguns durante os anos em que Bap foi VP de Marketing do Flamengo.

 

Leia as respostas na íntegra:

 

Zg3CmT6H O ponto mais importante é a percepção de valor entregue pelo Flamengo aos nossos patrocinadores e parceiros, e essa percepção é muito positiva. Hoje, a estrutura do Marketing do Flamengo é a que melhor atende as empresas parceiras (dito por todos nossos patrocinadores). Com isso, temos uma sinalização positiva em termos de renovações. Estamos trabalhando na extensão dos atuais contratos que são justamente revistos  no final dos anos – quando ocorrem essas decisões estratégicas nas empresas. Temos contato constante com alternativas que substituam algum dos atuais patrocínios, caso algum não possa.

 

ivm8LHY2A primeira iniciativa é planejar o futebol, no sentido de montar uma equipe vencedora. A marca Flamengo é muito valiosa mercadologicamente por si só. O ano de 2016 será ainda um ano difícil por conta da crise econômica global, especialmente a nossa. A maioria dos contratos de patrocínio do Flamengo está prestes a terminar. Vamos lutar pela renovação, naturalmente. Mas precisamos ser criativos, de forma a criar atrativos para que os investidores se sintam recompensados em investir no clube. Vamos ao mercado em busca dos parceiros. Já temos um investidor, de Dubai, que já manifestou interesse em associar o seu produto ao Flamengo. Estamos conversando, e em breve teremos o escopo de um projeto capaz de viabilizar esse acordo, que tenho plena convicção, será bom para ambos os lados.

 

3EZDIAyu Antes de mais nada, gostaríamos de lembrar que um dos líderes da nossa Chapa Verde é o Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente da Sky, que, em pouco mais de dois anos na vice-presidência de Marketing, fez o faturamento do Flamengo crescer mais de 80%, transformando o clube na maior receita do país. Será ele um dos pilares deste trabalho para 2016. Quanto ao processo de patrocínio em si, vemos o trabalho como um tripé: planejamento bem feito, bom produto e ótimo relacionamento. Não adianta ter apenas parte disto. Tem que saber planejar as ações de marketing para encantar o patrocinador. Tem que ter um produto forte e com credibilidade. Tem que ter conhecimento e contatos de alto nível no mercado. No nosso caso, além de termos no nosso grupo renomados profissionais que são craques em desenvolver ações de marketing, temos nomes de mercado que emprestam a credibilidade administrativa ao clube, o que garante ao patrocinador a seriedade da marca Flamengo. Quanto aos contatos, talvez este seja o mais forte ativo que a Chapa Verde vai emprestar ao clube. Numa época difícil como esta, com as verbas de patrocínio muito limitadas, se você não tiver um grupo com relacionamento no mercado, fica muito mais difícil conseguir captar. Você investe onde você conhece. Nosso grupo tem mais de 30 empresários de renome ajudando ao Flamengo. Temos certeza de que isto vai fazer toda a diferença para manter os patrocínios e trazer outros.

 

 

Comente no Twitter (@MRN_CRF) ou na fanpage do MRN no Facebook (clique aqui). Sua opinião faz toda diferença!


Diogo Almeida e Nayra M. Vieira fazem parte da equipe MRN Informação. Twitter: @DidaZico e @NayraMV

 

 

NOTÍCIAS DA PRIMEIRA PÁGINA

 

A Opção Pela Independência

Fla vence a primeira partida na Final do Estadual de Basquete

O Flamengo no Brasileirão Feminino 2015

#DesafioDasChapas – Administração

As soluções para os problemas do Fla

“Onde estiver, estarei”. Torcedor sai de São Paulo para ver o NBA Global Games

Onde o Flamengo tropeçou na caça ao G4?

Lulucast #39

Apagão de C… é R…

Atuações: Uma derrota pra esquecer. As notas de Flamengo 0x1 Internacional

Eles vão nos ajudar até o final!

Declaração de incompetência

Adeus Libertadores?

Flamengo x Internacional | Vontade de ver gol de Guerrero!