DesafioDasChapas840x420

 

Chapas mostram suas ideias para a organização do departamento de futebol do Flamengo.

Nesta terça-feira (27/10) as Chapas que querem comandar o futebol do Flamengo nos próximos três anos responderam ao #DesafioDasChapas promovido pelo mundorubronegro.com. A primeira questão colocada foi sobre a estrutura de comando no departamento de futebol do maior clube do Brasil.

A pergunta foi: “Qual a estrutura de comando planejada para o futebol e como funcionaria? Concorda na existência de Comitê de Futebol e Diretor Executivo?”

A Chapa Azul, da Situação explicou que o futebol será comandado pelo VP de Futebol apoiado diretamente pelo Diretor de Futebol e ratificou a existência para os próximo triênio de um Comitê do Futebol com a observação de “apenas, e tão somente, mitigar os riscos associados às decisões nas esferas financeira, júridica e de imagem do clube, bem como acompanhar a evolução de projetos estruturantes“, citando o propalado Centro de Inteligência de Mercado em Performance e programas de capacitação dos funcionários e atletas como exemplo dos tais projetos estruturantes.

A seguir, a Chapa Branca aproveitou seu espaço para colocar seu ideário e, assim como no questionário anterior, notou-se o cárater mais centrado na figura do candidato Cacau Cotta: “O sistema de governo do Flamengo é presidencialista”, iniciou assim a resposta. A Chapa Branca pensa em um VP e um Diretor-Executivo com metas e serem atingidas e que se reportarão diretamente à Cacau. “Ficarão subordinados diretamente a mim”, declara a Chapa usando a primeira pessoa. Cacau parece apostar muito que o sucesso da pasta está na centralização: “Vou ouvir a opinião de todos, mas a decisão final cabe ao presidente do clube, não tem essa de colegiado, grupo de gestão, isso não funciona nem na nossa casa“. Para finalizar decreta: “Quem paga é o presidente”.

Para a Chapa Verde existe a necessidade de um VP de Futebol apoiado por um Comitê do Futebol. A Chapa vislumbra um planejamento orçamentário e estratégico anual e “qualquer alteração do que foi decidido, deverá ser aprovada pelo Comitê do Futebol“. O Diretor Executivo terá a função de preparar e propor o planejamento e efetuar a gestão do futebol extracampo. Há o desejo da Chapa de contratar um gerente de futebol. A atribuição desse profissional foi vagamente respondida no termo “para atuar mais perto dos jogadores”, contudo o perfil levado em conta procura alguém identificado com o Flamengo “para atuar mais perto dos jogadores”. A Chapa Verde foi a única que prometeu contratação: “O objetivo para 2016 será trazer pelo menos dois jogadores de primeira linha, que possam ser ídolos da torcida“.


COMO A CHAPA QUE VOCÊ APÓIA PENSA O FUTEBOL DO CLUBE

  • Chapa Azul: Diretor Executivo com autoridade escalonada em níveis. Atualmente Rodrigo Caetano tem autonomia para contratações até uma faixa pré-definida. Ultrapassando esse limite de autonomia o Comitê do Futebol entra em cena para discutir o impacto. Projetos estruturais serão supervisionadas pelo Comitê. Planejamento do time para 2016 não foi comentado nesta pergunta.
  • Chapa Branca: Poder centralizado na figura de Cacau Cotta. As figuras do VP e do Diretor de Futebol não têm autonomia para qualquer decisão sem seu aval. Planejamento do time para 2016 não foi comentado nesta pergunta.
  • Chapa Verde: Diretor Executivo apoiado pelo comitê de futebol. O Diretor será o executor do planejamento, mudanças nesse planejamento deverão ser reportadas ao Comitê. Planejamento do time para 2016 passa pela contratação de dois jogadores que possam ser ídolos da torcida”.

 

LEIA O DESAFIO DAS CHAPAS COMPLETO AQUI

PRIMEIRA PÁGINA: AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MUNDO RUBRO NEGRO