Quatro dias após o clássico contra o Botafogo, a CBF enfim publicou no seu site o borderô do jogo.

A partir dele, é possível fazer observações sobre o “custo Maracanã”, que serão tema de outro post, mas também sobre a presença de sócios-torcedores no estádio.

Entre 20 de outubro, dia em que se esgotaram os ingressos para Flamengo x Corinthians, e 2 de novembro, quando foram vendidas todas as entradas para Flamengo x Botafogo, o Nação Rubro-Negra teve mais de 6.200 adesões.

img_2632

img_2634
 

 

É razoável concluir que todos esses novos sócios-torcedores que aderiram neste momento tivessem o objetivo de comprar o ingresso para esta partida. Não é possível saber quantos o fizeram, mas a lógica leva a apostar na quase totalidade. Por uma margem de segurança, suponhamos que 80% deles efetivamente compraram ingressos – ou cerca de 5 mil, para arredondar. Era de se esperar que houvesse mais sócios-torcedores presentes no Maracanã do que contra o Corinthians – não foi o que aconteceu, porém, como mostram os números abaixo.

img_2631

Outro dado intrigante do borderô diz respeito à presença de sócios-torcedores no Setor Norte. No dia 21 de outubro, o Flamengo anunciou a venda de pacotes para os três útimos jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã. O texto não fazia qualquer referência a uma limitação do número de ingressos por setor a serem vendidos via pacote.

img_2630

No dia seguinte, o Twitter oficial anunciou que os ingressos para o Setor Norte estavam esgotados. Sócios-torcedores que gostam de frequentar esse setor passaram a adquirir ingressos para outros setores.


img_2629
 

O borderô, porém, revela o surpreendente dado de que cerca de 24% do púbico pagante no setor Norte no jogo não era de sócios-torcedores – cifra próxima, aliás, da registrada no jogo contra o Corinthians, quando também foi anunciado o esgotamento do setor Norte antes da abertura para os torcedores comuns. A pergunta é: quem são esses 24%? Como compraram esses ingressos? Por que os sócios-torcedores não tiveram acesso? São questões que o Flamengo deveria esclarecer.

img_2627

Rodrigo Rötzsch
Twitter: @rodrigorotzsch
Apoie o MRN contribuindo mensalmente com o nosso projeto: a partir de 1 real! Clique em bit.ly/ApoiadorMRN

Siga-nos no Twitter: twitter.com/MRN_CRF
Curta nossa página: facebook.com/M.RubroNegro
Instagram: Instagram.com/mrn_crf
Canal do YouTube: MRN TV
Whatsapp: 21 98917.4639

Seja Apoiador do Mundo Rubro Negro! Você participa do grupo de Whatsapp exclusivo e concorre a uma camisa oficial do Flamengo autografada por todo o elenco do time de futebol. Clique no banner!

apoia.se mrn

 

Seja Sócio Torcedor

Sócio-Torcedor

 

Procurando uma hospedagem com atendimento personalizado?

Euler