Após a vitória sobre o Atlético-MG no último final de semana, o Flamengo volta a campo neste sábado (16) para enfrentar o Botafogo no Estádio Luso-Brasileiro, ou Arena Botafogo graças ao acordo do alvinegro com a Portuguesa. A partida terá transmissão exclusiva do Premiere e tempo real no @MRN_CRF.

A 15ª rodada do Campeonato Brasileiro é de clássico. Podendo voltar ao G4 em caso de vitória e de uma combinação de resultados, o Flamengo voltará a jogar no Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo na nova casa do alvinegro. Para o confronto, o Mais Querido do Brasil segue com desfalques importantes e terá o retorno do agora efetivado Zé Ricardo.

O adversário

O Botafogo está na 14ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro e vem em bom momento no torneio. Após um longo período sem um estádio certo, o alvinegro começará a utilizar a Arena Botafogo como casa. Um acordo entre o clube e a Portuguesa-RJ viabilizou o projeto e o time quer vencer a primeira em seu “novo” estádio.

Ricardo Gomes fez treinos fechados durante a semana e não confirmou o time titular, mas deve utilizar Sassá e Rodrigo Pimpão no ataque. Regularizado, Canales deve ficar no banco. A única ausência, além de Jefferson que já está lesionado há algum tempo, será Leandrinho.

Donatti não vai ao jogo; Adryan é relacionado

O Flamengo segue com uma longa lista de desfalques. Alan Patrick, Ederson, Rodinei e Emerson Sheik seguem fora, todos por lesão. Alejandro Donatti já foi regularizado, mas também fica fora por ainda não ter condições físicas ideais. Além dele, a nova contratação Leandro Damião será ausência, já que sua situação não foi legalizada ainda.

A volta para a equipe será Paolo Guerrero, que estava suspenso contra o Atlético-MG e deve voltar ao time titular. O peruano viu seu substituto, Felipe Vizeu, marcar dois gols na última partida.

Chiquinho volta ao banco após se recuperar de lesão e será o único lateral disponível na reserva. Juan também estará como opção para Zé Ricardo. Outra novidade é Adryan, que voltou recentemente para o Flamengo e foi relacionado para dar mais opções ao treinador rubro-negro.

Réver, que fez trabalho na academia de fortalecimento muscular e prevenção de lesões nos últimos dias, treinou normalmente e não será problema.

Zé Ricardo comanda equipe pela primeira vez após efetivação

O treinador Zé Ricardo foi efetivado oficialmente durante a última semana e agora comanda o time pela primeira vez o rubro-negro sem ser interino.  O técnico fez mistério e fechou o treinamento desta sexta-feira para a imprensa, liberando apenas quando os jogadores já disputavam o rachão. Entretanto, Zé não deve fazer muitas mudanças com relação à equipe que venceu o Atlético semana passada.

Zé Ricardo também volta a beira do gramado após ser expulso contra o Corinthians. O treinador teve seu caso julgado nesta semana e foi absolvido.

Histórico do confronto favorece o rubro-negro

No retrospecto do duelo, o Flamengo leva a melhor. Em 351 jogos, o Mais Querido venceu 123, empatou 119 e perdeu 109. Foram 539 gols marcados e 505 sofridos. O último confronto foi em abril, válido pelo Campeonato Carioca, e as equipes saíram de Juiz de Fora com o placar empatado por 2 a 2.

FICHA TÉCNICA

Botafogo x Flamengo

Local: Arena Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 16/07/2016

Horário: 16h (de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)

Transmissão: Premiere e tempo real no @MRN_CRF

BOTAFOGO: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Camilo; Rodrigo Pimpão e Sassá. Técnico: Ricardo Gomes

FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz (Juan) e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Mancuello; Fernandinho, Marcelo Cirino e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo