flamengo-em-numeros-1024x1024

  • Julho de 2015. O Flamengo anunciava uma parceria com a Marinha do Brasil, que, entre vários objetivos, visou a participação do Mengão no Futebol Feminino. Ainda no ano passado, a equipe participou do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Carioca Feminino. No Brasileirão do ano passado, classificaram-se à segunda fase, mas, com a disputa simultânea dos Jogos Mundiais Militares, onde várias atletas do elenco foram representar o país, deixando-nos com um time que quase não havia jogado junto, acabou tendo um aproveitamento ruim. Mesmo assim, chegamos à última rodada com chances de classificação, porém, fomos derrotados pelo Rio Preto, e assim, eliminados. No Estadual, sagramos-nos campeões 3 dias após a eliminação no Brasileirão, com um total de 10 vitórias em 11 jogos (a única derrota foi um W.O, resultado da desistência do Flamengo por causa das condições precárias do campo).

Chega o ano de 2016 e, com ele, mais uma ótima campanha na 1ª fase. Avançamos à segunda, também com um bom aproveitamento, alcançando a primeira colocação no grupo e assim, avançamos às semifinais. 2 duelos contra a Ferroviária, e, após muita emoção, garantimos a vaga na final. Enfrentaríamos as atuais campeãs, do Rio Preto. Jogo de ida, no RJ, mesmo criando várias chances, não tivemos sorte e acabamos sendo derrotados. 1-0. Teríamos que vencer em São Paulo. E foi isso que aconteceu, jogo dramático, vitória por 2-1, onde foi construído no 1º tempo e título inédito do Mengão!

Confira os números do Flamengo-Marinha na competição, abaixo!

 

14 Jogos – 9 Vitórias – 2 Empates – 3 Derrotas

23 Gols Marcados – 11 Gols Sofridos

 

Jogos


27 atletas entraram em campo pelo FlaMarinha nesse Brasileirão. Além da maioria da Marinha, podemos destacar as atletas da Seleção Brasileira, que foram ‘draftadas’: Maurine e Bia Vaz. As atletas Gaby e Barbara disputaram todos os 14 jogos.

Jogos

Gols, Assistências e Cartões

Foram 23 Gols Marcados, anotados por 7 atletas diferentes. Larissa, titular a partir da 2ª fase, anotou 8 em 10 jogos. Pâmela foi precisa e importantíssima na 1ª fase, marcando 5 gols em 5 partidas. A zagueira Tânia Maranhão foi a mais amarelada, com 5 cartões. Citarei aqui uma observação sobre as assistências. Tivemos 2 jogos onde não conseguimos obter de quem foram as assistências, diante Duque de Caxias e São José, assim, os stats sobre assistências não estão 100% completos.

GolsAssCart

Detalhes – Gols Marcados e Desempenho como Mandante

GMMandante

Comparação – Brasileiro 2015 e 2016

Comp

Agradecimentos:

TV Brasil, Web Enterplay, entre outros canais de TV e rádio, que nos ajudaram com informações;

Tenente Ricardo Abrantes, com todo apoio, informações e mídias;

Mariana Sá, também colaboradora do MRN, pela parceria sensacional nesta cobertura;

Os leitores do site, que sempre conferiram, divulgaram e apoiam o Futebol Feminino;

Torcedores que compareceram nos estádios, onde sempre a entrada era gratuita. Mesmo assim, pela falta de informações, vários deixaram de comparecer;

Todos os colaboradores do site MRN, sem exceções.

 

Comente pelo Twitter @MRN_CRF ou direto na fanpage do MRN no Facebook (clique aqui). Sua opinião faz toda diferença!

LEIA OUTROS TEXTOS DO FLAMENGO EM NÚMEROS


Adriano Skrzypa escreve no Blog Flamengo em Números, da Plataforma MRN Blogs. Twitter: @FlamengoNumeros