Select Page

Flamengo além da vida…


IMG-20150616-WA0027
 

Ricardo Martins #Blogueiro da Nação Minas Gerais – Blog Mulambeiros – Mulambos Mineiros

 
Certa vez vi um filme que retratava a África do Sul pós Apartheid. Nessa produção destacavam-se os julgamentos de pessoas que eram incentivadas a depor. Sem querer me aprofundar no mérito, mas a idéia central desses juizados era a de se propor o perdão para os tantos atos nefastos praticados ao longo do regime de restrição.

Essas “Comissões da Verdade” não revelaram apenas atrocidades. Delas também emergiram toda a diversidade e sabedoria daquele povo, até então impedido de se manifestar livremente. E dessa experiência tive dois aprendizados que consegui trazer para a minha própria vida.

O primeiro foi o de ver o depoimento de um ancião que, ao sentar-se para testemunhar acerca da violência que sua família e residência sofreram, antes de qualquer coisa batia com o seu cajado no chão enquanto pronunciava o nome de cada um de seus ancestrais. Ele estava ali, sobretudo para honrá-los. Ou seja, nós somos fruto de nossas gerações anteriores, e devemos seguir seus ensinamentos e exemplos.

A segunda coisa que o filme me ensinou foi um conceito, que eu equivocadamente pensei durante um breve período de tempo que fosse exclusividade sul-africana, mas que depois descobri ser inerente a toda a África Continental, o Ubuntu, que concebe que todos somos interligados, e o que fazemos ao outro reflete em nós mesmos.

Na sexta-feira passada, 12 de junho, dia dos namorados, uma pessoa perdeu um pedaço de seu coração. E não foi uma pessoa qualquer, foi um amigo rubro-negro. E esse grande pedaço de seu coração foi exemplo e motivação para as grandes coisas da sua vida, um dos maiores rubro-negros que conheço.


Às 16 horas e 30 minutos daquela sexta-feira a Magnética Nação Rubro-Negra perdia um guerreiro, o Sr. JOSÉ DIAS CARMO MINISTÉRIO, que cumpriu sua missão na Terra ao levar aos seus descendentes toda a sabedoria e inspiração que aprendera com suas experiências e a de seus antepassados.

Dentre as muitas coisas que o Sr. José Dias proporcionou ao seu filho e meu amigo CLÁUDIO MINISTÉRIO e toda a sua família, uma em particular nos desperta a atenção: seu amor pelo Clube de Regatas Flamengo.

Não foi por acaso que todos fizeram uma bela homenagem da breve despedida a esse homem tão especial. Sua família vestiu o Manto Sagrado. Afinal ser Flamengo, como já destaquei por diversas vezes, é algo que nos é passado pelos mais sábios e, até de forma contraditória, pelos mais felizes. As fotografias falam por si próprias…

Não tenho tanta letra disponível para retratar a grandeza desse ser de elevada luz que nos deixou. Por isso peço licença ao meu amigo Cláudio Ministério para reproduzir aqui seu lindo depoimento publicado no Facebook:

Bem aventurados os que morrem no Senhor… Ficaria aqui uma eternidade escrevendo sobre meu Pai, JOSÉ MINISTERIO, esta lenda, lendas não morrem, Se eternizam. E meu pai significa isso pra mim, pra todos nós da família Ministério. O patriarca! Deus o chamou e da melhor forma, num suspiro se foi e ficou a matéria. Só posso dizer que sou um abençoado de Deus por ser fruto desse rebento e felizardo por ter o caráter forjado pelos valores extraídos desse HOMEM de coração maravilhoso e caráter inconfundível … Valeu paizão, Paimigo, pai herói e parceirão. Deus certamente te tem ao lado dEle. Uma passagem nobre desse jeito são pra poucos escolhidos, sem dor e sem sofrimento … 82 voltas e alguns meses ao entorno do sol e se foi às 16h 48 minutos para a jornada eterna, Na paz do Senhor… Te amo velho amigão! As boas lembranças nunca morrerão, assim como as lendas… Era tão Flamenguista que descansou na sua última morada e estação terrena o bairro FLAMENGO Como ele … ATÉ MORRER! Graça e paz!

 

Cláudio e família, eu humildemente acredito que todo integrante da Nação Rubro-Negra que leia esse texto sinta enorme gratidão pelo legado desse grande flamenguista que nos deixou. Meus sinceros e mais profundos sentimentos pela sua, pela nossa perda.

 

Cordiais Saudações Rubro-Negras!

About The Author

ANÚNCIO

PRINCIPAIS POSTS

Apoio

ANÚNCIO

TV MRN

Loading...

Assine nossa Newsletter

ANÚNCIO

Ajude o Mengão!

Banner_300X300

ANÚNCIO

Siga-nos no Twitter

%d blogueiros gostam disto: