RICARDO MARTINS - BLOGUEIRO DA NAÇÃO MINAS GERAIS - BLOG MULAMBEIROS
A última tentação de luxa

Foto Divulgação (www.luxemburgo.com.br)

Vários jornais noticiaram o interesse do Internacional, logo no início de 2015, por Wanderley Luxemburgo. A bola da vez agora é o São Paulo. O recente trabalho de Luxa no Flamengo vem chamando bastante atenção. Fica a dúvida na cabeça de muitos torcedores: “Pode Luxemburgo deixar o Flamengo?”.

Primeiro vale a pena lembrar que, até o ano de 2004, Wanderley Luxemburgo era o melhor treinador no Brasil. Sua carreira é repleta de sucessos, mas seus últimos trabalhos deixavam a desejar. Vale a pena conferir o histórico de seu trabalho: http://luxemburgo.com.br/texto.php?cod=8

Mas Luxemburgo vinha cometendo um erro fatal. Ele achava que seu currículo lhe garantia, por si só, novas conquistas. Isso lhe custou algumas humilhações, onde destaco as insinuações de perdas significativas de dinheiro em jogatinas, no período em que esteve no comando técnico do Clube Atlético Mineiro. Naquela ocasião, Luxa chegou a conceder entrevista dizendo que chegara a hora de se reciclar.

A penúltima passagem de Luxemburgo no Flamengo até que lhe rendeu boas estatísticas, mas a queda de braço com Ronaldinho Gaúcho lhe custou o cargo. Mas os tempos eram outros, o Flamengo era outro.

O Flamengo atual ainda vacila em aspectos pontuais, como quando demitiu Jayme de Almeida para trazer Enganey Franco. Recordo-me do dia em que sofríamos uma goleada impiedosa do Internacional no Campeonato Brasileiro de 2014, quando eu fiz o seguinte comentário em um dos redutos rubro-negros em Belo Horizonte, o Barcana: “Da forma que o time está jogando, não precisamos de treinador…”. Foi quando o companheiro de Manto Roberto Palermo foi preciso: “Eu prefiro que o Luxa volte”, o que prontamente concordei e apoiei.

Wanderley assumiu o time do Flamengo em uma situação vergonhosa. O time era o lanterna da competição. Não era uma tarefa fácil, mas nosso treinador vem desde então promovendo uma gradativa melhora na qualidade de nossa equipe. Saímos da “confusão” no Brasileirão, por pouco chegávamos a final da Copa do Brasil, e temos um início de temporada interessante. Não pelo Campeonato Carioca, mas sim quando comparo com o futebol que vem se jogando no Brasil atualmente.

É praticamente consensual que o Corinthians é um time pronto. Mas quando pegamos os demais, são poucos os que evoluiriam mais que o Flamengo neste ano. Lógico que há muito lenha para queimar, mas o trabalho é percebido, e os resultados em campo são promissores.

Ao ver Luxemburgo nessa última segunda no Bem Amigos, eu percebi duas coisas: 1)Luxa está atualizado e continua conhecendo muito de futebol; 2)Há um claro indício de que a Seleção Brasileira não lhe sai da cabeça. Nesse sentido, eu concluo de que um trabalho vitorioso e duradouro no Flamengo poderá lhe reabrir as portas para retornar a Seleção Brasileira visando a Copa de 2022.