11289904_629489683855262_200666858_n

 

|        Leia antes:         Capítulo 15 – A grande final do Campeonato Brasileiro de 1980

Não houve nem tempo para comemorações exageradas. Na terça, dois dias após a conquista nacional, a delegação já embarcava rumo a Europa. E quem pensou que a equipe teria moleza, se enganou profundamente.

Logo em seu primeiro jogo na excursão, no dia 07/06/80 o Fla encarou o Eintracht Frankfurt, campeão da Copa da Uefa. Mesmo cansados da longa viagem, o time jogou bem e fez três a um nos alemães. Zico, de pênalti, Nunes e Andrade marcaram.

Esse triunfo só fez aumentar o prestígio do futebol brasileiro no velho continente. No Torneio de Toulon, conquistado pelo escrete canarinho, Mozer foi o grande destaque, sendo escolhido o melhor jogador da competição.

 

A vitória em cima do campeão da Copa da Uefa, hoje Liga Europa só aumentou o prestígio do Flamengo de Zico & Cia.

A vitória em cima do campeão da Copa da Uefa, hoje Liga Europa só aumentou o prestígio do Flamengo de Zico & Cia.

 

Da Alemanha, o Mengo viajou para a Itália. Contra o Foggia, novo três a um. Conga (contra) e Tita (2) foram os autores dos tentos. Paralelamente, a Diretoria iniciou os contatos para repatriar o zagueiro Luís Pereira.

De volta ao Brasil, Zico e Júnior se ausentam do clube, para servir a Seleção. Coutinho permanece na Itália, para assistir a fase final da Eurocopa. O Presidente da CBF, Giulite Coutinho sugere que Flamengo e Inter se enfrentem em uma espécie de tira teima dos campeões. Sem datas, a idéia não vai para frente.

Nunes também é convocado por Telê para o amistoso frente a URSS. O atacante chega, treina bem e garante a sua escalação no lugar do machucado Serginho Chulapa. Comprovando a ótima fase, Nunes marca o gol do Brasil na derrota de dois a um para os soviéticos.

Pensando na maratona até o fim da temporada, a Diretoria rubro-negra dispensa o elenco por 10 dias. A reapresentação foi marcada para o dia 23, quando os treinamentos visando a Taça Guanabara começariam.

Nesse meio tempo, Carlos Henrique foi emprestado ao América por um ano. Toninho foi vendido ao Al Nassr, por 20 milhões de cruzeiros. E a delegação foi até Brasília ser recebida pelo Presidente Figueredo.

Sem perder tempo, Coutinho fez logo um coletivo no dia 24. Vitória de um a zero para os titulares, com gol de Tita.

O Kuwait conseguiu segurar o zero no Placar.

O Kuwait vence nos pênaltis.

O próximo compromisso da equipe era a participação no Torneio de Friburgo. Na estreia, um jogo horroroso e o empate sem abertura de contagem com a Seleção do Kuwait. Pior, na disputa de pênaltis, derrota por seis a cinco. Restaria ao Mengo disputar o terceiro lugar no dia seguinte.

Diante do Friburguense, uma atuação bem melhor. A goleada veio naturalmente. Anselmo, com três gols foi o grande destaque do quatro a um. Almir, contra marcou o outro tento rubro-negro.

Como a Seleção de Telê não parava de jogar, as principais estrelas do Flamengo também não. Diante da Polônia, Nunes e Zico deixaram o campo lesionados. Para piorar ainda mais a situação, na Gávea Tita e Júlio César também se contundiram e viraram dúvida para a estreia na Taça Guanabara. Finalmente, Raul sentiu uma distensão muscular e ficará afastado da equipe por 40 dias.

No último amistoso antes de começar a briga pelo Tricampeonato da Taça GB (Que naquele ano foi disputado por seis equipes e sem fazer parte do Campeonato Carioca) mais uma atuação confusa e ruim. Empate de um a um com o modesto Itabuna, gol de Ronaldo.

 

No próximo texto: A Taça Guanabara de 1980. Até lá!

 


Gustavo Roman é jornalista, historiador e escritor. Autor dos livros No campo e na moral – Flamengo campeão brasileiro de 1987, Sarriá 82 – O que faltou ao futebol-arte? e 150 Curiosidades das Copas do Mundo. Conhecido como um dos maiores colecionadores de gravações de jogos de futebol, publica toda quinta-feira, aqui no MRN, a série “Biografia Rubro Negra 1978-1992”, onde conta a saga do período mais vitorioso da história do clube mais querido do mundo.

 

 

Seja Sócio-Torcedor! E clicando no banner abaixo você também vira mais um parceiro do MRN!

Sim! Metade do valor da primeira mensalidade do plano que você adquire depois de clicar no banner abaixo vai para a equipe MRN Informação.

Se você admira o nosso trabalho, nos ajude assim a manter o nosso projeto e ampliar a nossa missão!

 

Banner_300X300