Notícia triste para o basquete carioca. Flamengo e Vasco da Gama enviaram ofício à Federação de Basquete do Estado do Rio de Janeiro FBERJ comunicando que não disputarão o Campeonato Estadual de Basquete Adulto de 2017.

Citam na carta a presença de grupos de torcedores organizados causando confusões nos jogos e prejudicando a segurança. Além disso, os clubes culpam a falta de policiamento adequado nos locais como potencializador de conflitos que inevitavelmente poriam em risco os torcedores e profissionais envolvidos.

O posicionamento também é um ato de repúdio à ideia de torcida única nos clássicos, medida protetiva que parece não ter solucionado o problema.

Em 03/10/2016, um Flamengo x Vasco válido pelo último campeonato carioca, uma grande briga entre as próprias torcidas organizadas do Flamengo, dentro do TCC, estarreceu os torcedores que não estavam acostumados com grandes confusões nas arquibancadas do basquete. As duas maiores TO’s fizeram a partida ser paralisada algumas vezes. Jogadores em quadra e famílias inteiras se viram às voltas com a intervenção da polícia e seu spray de gás de pimenta.

Dois meses depois, depois de uma partida do Flamengo contra a Liga Sorocabana, um grupo de cerca de 70 pessoas foram presas depois de uma briga entre torcidas organizadas do Flamengo na Tijuca. Em mais um episódio lamentável, desta vez sequer envolvendo um grande rival do futebol.


O Carioca de basquete estava previsto para começar em setembro. Além da dupla Flamengo e Vasco, as equipes do Botafogo e do Tijuca também estavam confirmadas na competição. A FBERJ ainda não se manifestou a respeito da situação.
 

Veja na íntegra o documento enviado à FBERJ.


 


O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN