Depois de o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, declarar que os jogadores emprestados provavelmente não serão aproveitados no elenco em 2017, alguns nomes da lista já começam a ser realocados para a próxima temporada.

O atacante Douglas Baggio, que estava no Luverdense, e o volante Trindade, que jogou o Campeonato Indiano pelo Goa, time treinado por Zico, foram anunciados hoje como reforços do Ceará na próxima temporada. O clube cearense não divulgou a duração dos empréstimos. Baggio tem contrato com o Flamengo até o fim de 2017, e Trindade até maio de 2018.

O atacante era tido como uma grande promessa nas categorias de base principalmente após marcar 72 gols numa só temporada, mas teve pouquíssimas chances no time de cima e marcou apenas um gol, em um amistoso contra a Desportiva, em 2015. Já Trindade, campeão da Copinha no ano passado, não chegou a ser integrado ao elenco profissional do Flamengo.

Outros jogadores que podem ter o futuro definido em breve são o volante Jonas, o lateral Léo e o atacante Paulinho, emprestados respectivamente a Dinamo Zagreb, da Croácia, Atlético-PR e Santos. O empresário de Jonas declarou ao Globoesporte.com que está negociando com o Coritiba. Já o Atlético-PR deseja manter Léo, e é possível que seja realizada uma troca pelo meia-atacante Marcos Guilherme. Paulinho estaria nos planos do Vitória, segundo o site bahia.ba.

Além destes jogadores, estão emprestados até o fim desta temporada o goleiro César (Ponte Preta), o zagueiro Rafael Dumas (Goa), o volante Luiz Antônio (Bahia), o meia Jajá (Avaí) e os atacantes Nixon (América-MG), Rafinha (Thai Honda. da Tailândia) e Cafu (Mumbai, da Índia). Os atacantes Thomas e Igor Sartori têm seus contratos com o Flamengo vencendo juntamente com o fim dos empréstimos a Joinville e Red Bull Brasil, e o volante Recife (no Tupi) e o meia Rodolfo (Grêmio Osasco) só têm vínculo com o Flamengo até o fim de fevereiro. Também estão emprestados o goleiro Daniel e os volantes Canteros e Muralha, mas os empréstimos só terminam no meio do ano que vem.


O Flamengo busca ainda destino para o meia Mugni, que passou todo o segundo semestre treinando separado por se recusar a ser emprestado para os lugares propostos pelo Flamengo. É possível que algum desses atletas seja emprestado à Chapecoense. Outros jogadores que estouraram a idade do sub-20 e não forem incluídos nos planos do técnico Zé Ricardo também devem ser emprestados.