Na quarta-feira (13), o Flamengo encerrou sua participação na Copa Sul Americana 2017, com um empate em 1 a 1 com o Independiente, da Argentina. O resultado deixou a equipe na segunda colocação do torneio, já que, no jogo de ida, os argentinos venceram em casa por 2 a 1. Foi a melhor participação do Rubro-Negro na história da competição.

 

Números finais – Flamengo na Sul Americana 2017

10 Jogos – 6 Vitórias – 3 Empates – 1 Derrota – 24 Gols Marcados – 9 Gols Sofridos – aproveitamento de 70%

 

Jogos

Panorama idêntico ao do Campeonato Brasileiro, 29 jogadores foram utilizados pelos três treinadores (Zé Ricardo, Jayme de Almeida e Reinaldo Rueda) na Copa Sul Americana 2017. Willian Arão – assim como no Brasileirão – e Éverton Ribeiro, foram os atletas rubro-negros com mais partidas no campeonato: ambos participaram de 10. Sete jogadores oriundos da base envergaram o Manto no torneio. Vinicius Jr foi o que mais entrou no decorrer dos jogos, com 7 participações.

 

Gols

14 jogadores marcaram os 24 gols do Flamengo nesta edição da competição, sendo a equipe com mais gols na mesma. Felipe Vizeu sagrou-se o artilheiro da equipe (e do campeonato), com cinco tentos em 8 jogos.

 

Assistências

Everton Cardoso, assim como no Campeonato Brasileiro, foi o líder no quesito assistências: quatro passes para gol. Miguel Trauco aparece em segundo, com três assistências.

Cartões

20 cartões amarelos foram distribuídos entre 15 atletas. Éverton Ribeiro foi o líder no quesito, com 3 advertências. Após o término do último jogo, houve relatos de que um atleta do Flamengo foi expulso, no momento da premiação. Porém, não foi computada na tabela abaixo.

 

Público

Média de público pagante: 27856. Média de público presente: 32714. Percebe-se o aumento de torcedores conforme as classificações do time para as fases finais da competição.

 

Créditos imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo

Adriano Skrzypa é estudante de Educação Física e apaixonado por números no futebol. Siga-o no Twitter: @FlamengoNumeros


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].